A avaliação é uma atividade pedagógica que se destaca nas pesquisas em educação. Por outro lado, as pesquisas em avaliação no ensino da Geografia são bastante tímidas, apesar de terem evoluído nos últimos anos graças aos Programas de Pós-Graduação. Avaliar no ensino da Geografia pressupõe entender seus conceitos, princípios, categorias e linguagens, se os conteúdos e conceitos em questionamentos na sala de aula são eficazes para a compreensão da espacialidade e a construção do pensamento geográfico. No Ensino Médio, o ensino da Geografia contribui para a formação integral de educando(a)s, pois este(a)s já são capazes de pensar pela Geografia a partir da compreensão da realidade em que vivem. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar como a avaliação contribui para o ensino-aprendizagem da Geografia escolar ao considerar as concepções e perspectivas de docentes da Geografia, as práticas avaliativas utilizadas e as convicções de discentes em relação ao processo de avaliação desenvolvido em escola de Luzilândia/Piauí. E como objetivos específicos: identificar as concepções e perspectivas de docentes de Geografia quanto a avaliação; constatar as práticas avaliativas de docentes de Geografia e discutir as convicções dos discentes em relação ao processo de avaliação desenvolvido pelos docentes de Geografia em uma escola de ensino médio em Luzilândia. Ao considerar este pressuposto, metodologicamente utilizou-se uma abordagem qualitativa de cunho exploratório mediante análises e revisão bibliográfica de autores como: Luckesi (2011a, 2011b, 2021, 2023), Hadji (2008), Cavalcanti (2012, 2022, 2024), Rabelo (2010), Silva e Araújo (2020), Callai (2017), Castrogiovanni (2011), entre outros que versam sobre o ensino, a avaliação da aprendizagem e a avaliação no ensino da Geografia escolar. Como resultado da análise da literatura, a avaliação como componente do processo de ensinar e aprender é a “utopia promissora” para a construção de uma aprendizagem significativa no ensino da Geografia.