A Educação Ambiental (EA) apresenta-se como um elemento fundamental na formação cidadã, promovendo o pensamento crítico frente às transformações do mundo contemporâneo. Inserida no contexto a EA permite a integração entre teoria e prática, incentivando a reflexão sobre os impactos do atual modelo econômico e suas implicações socioambientais. Diante da observação das dificuldades e desinteresse da inclusão efetiva de temas ambientais nos diversos componentes do currículo escolar e mais especificamente na Geografia, justifica-se o desenvolvimento desta pesquisa diante da necessidade de se contribuir para desenvolver a consciência ambiental de jovens escolares, visando prepará-los para enfrentar os desafios ecológicos futuros, utilizando-se das problemáticas existentes em seu meio e de metodologias diversas, tornando as aulas mais atrativas e dinâmicas. Neste cenário, a presente pesquisa buscou responder a seguinte questão: os problemas ambientais do espaço de vivência de alunos dos anos finais do ensino fundamental podem ser objeto de um trabalho organizado de EA no ensino de Geografia, considerando aspectos que articulem teoria e prática? Para responder a esse questionamento, estipulou-se como objetivo geral: analisar problemas ambientais do espaço de vivência de alunos do 9º ano do ensino fundamental à luz de um estudo de Educação Ambiental no ensino de Geografia efetuado por meio da aplicação de um plano de ação de EA no município de São Raimundo Nonato - PI. Nesse sentido, foram definidos os seguintes objetivos específicos: planejar junto com o professor de Geografia, atividades de EA, no município selecionado, utilizando diferentes procedimentos e recursos didáticos; conhecer áreas relevantes para o estudo da Educação Ambiental no município pesquisado a partir dos interesses dos alunos; promover a compreensão do conceito de lugar e paisagem no contexto do espaço pesquisado durante o estudo de EA; e executar ações de EA em áreas previamente escolhidas para o estudo, tendo como base um plano de ação. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utiliza procedimentos da etnografia, instrumentos como questionários e o emprego da técnica de análise do conteúdo para análise das experiências documentadas. Participaram do estudo o professor, a coordenadora e alunos do 9º ano da escola pesquisada. Os resultados indicam que a proposta de EA integrada ao ensino de Geografia é eficaz para despertar o interesse dos estudantes e promover o engajamento em ações educativas voltadas para a sustentabilidade ambiental. As atividades realizadas, favoreceram a ressignificação do espaço vivido e estimularam a construção de uma consciência ambiental crítica, donde se conclui que os problemas locais podem ser usados para o trabalho com EA. Portanto, a implementação do plano de ação em EA possibilitou a expansão do conhecimento dos alunos acerca de questões ambientais e estimulou a participação ativa da comunidade escolar na busca de identificação de soluções para tais questões. Considera-se que iniciativas dessa natureza, quando integradas de maneira contínua ao currículo, e articuladas entre diferentes disciplinas, possuem potencial de transformar a relação dos jovens com o ambiente, dotando-os de uma compreensão crítica mais ampla sobre as relações de causalidade envolvidas na problemática ambiental. Assim, o projeto se apresenta como um exemplo viável e replicável para outras instituições que desejem se unir educação, cidadania e sustentabilidade, contribuindo para a formação de uma geração mais crítica, engajada e responsável pela vida do planeta.
Palavras-chave: Educação Ambiental; Ensino de Geografia; Pesquisa-Ação; Cidadania.