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Banca de DEFESA: ILEANA FERRAZ NUNES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ILEANA FERRAZ NUNES
DATA: 24/09/2025
HORA: 14:30
LOCAL: Virtual - Google meet
TÍTULO: LUGAR DE CRIANÇA NO PLANEJAMENTO URBANO: PLANO DE BAIRRO AMIGÁVEL E GUIA DE OFICINAS PARTICIPATIVAS
PALAVRAS-CHAVES: Planejamento Urbano; Cidade Educadoria; Primeira Infância; Lugar de Criança; Bairro Amigável à Primeira Infância.
PÁGINAS: 156
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
RESUMO:

Este trabalho investiga o processo de criação dos Bairros Amigáveis à Primeira Infância (BAPI) como estratégia de planejamento urbano em Teresina-PI, buscando compreender de que forma a cidade pode incorporar princípios da cidade educadora e do urbanismo voltado à infância. O estudo parte da problemática da exclusão das crianças nos processos decisórios e na configuração dos espaços urbanos, evidenciando a necessidade de práticas que assegurem sua inclusão como sujeitos de direito e cidadãos ativos desde os primeiros anos de vida. O objetivo central consistiu em compreender como os BAPI podem orientar políticas públicas e instrumentos de gestão urbana, articulando valores de cidadania, educação e bem-estar infantil ao ordenamento territorial. Os objetivos específicos compreenderam identificar os princípios do planejamento urbano para uma cidade educadora, analisar o desenvolvimento do Plano de BAPI em Teresina e discutir a relevância das diretrizes propostas para a promoção da cidadania infantil. A pesquisa adotou abordagem teórico-metodológica qualitativa, com revisão bibliográfica e documental, análise de experiências nacionais e internacionais e estudo do Plano de BAPI elaborado para Teresina. Os resultados indicam que, embora o plano configure importante avanço ao inserir a primeira infância na pauta do planejamento urbano, ainda se trata de uma construção em estágio inicial, marcada pela necessidade de maior articulação intersetorial, institucionalização das diretrizes e fortalecimento da participação social. A análise revelou que a perspectiva da cidade educadora amplia a compreensão sobre o papel do espaço urbano como promotor de cidadania e desenvolvimento integral, permitindo integrar educação, mobilidade, lazer, saúde e segurança em um projeto de cidade inclusiva. Constatou-se, ainda, que a adaptação do guia prático da Urban95 ao contexto local representa contribuição significativa, ao mesmo tempo em que evidencia desafios relacionados à implementação, monitoramento e continuidade das ações. Conclui-se que a pesquisa reforça a importância da inserção da infância como eixo estruturante no planejamento urbano, contribuindo para o debate acadêmico e para a formulação de políticas públicas que reconheçam as crianças como protagonistas da vida urbana.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2645480 - MUGIANY OLIVEIRA BRITO PORTELA
Interno - 423676 - ANTONIO CARDOSO FACANHA
Externo à Instituição - 002.***.***-32 - BRUNA DE FREITAS IWATA - IFPI
Notícia cadastrada em: 29/08/2025 11:29
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