Banca de QUALIFICAÇÃO: VINÍCIUS DUARTE PIMENTEL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VINÍCIUS DUARTE PIMENTEL
DATA: 10/10/2023
LOCAL: Auditório do Núcleo de Pesquisas em Plantas Medicinais
TÍTULO: EFEITO ANTI-INFLAMATÓRIO DE Anadenanthera colubrina var. cebil (Griseb.) Altschul EM ENFISEMA PULMONAR EXPERIMENTAL INDUZIDO POR ELASTASE EM RATOS
PALAVRAS-CHAVES: Enfisema pulmonar, Inflamação, Anadenanthera colubrina
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Farmacologia

Neste estudo, investigamos o potencial terapêutico do extrato etanólico das cascas de Anadenanthera colubrina var. cebil (Griseb.) Altschul em um modelo de enfisema pulmonar induzido por elastase em ratos. Enfisema é uma doença inflamatória crônica caracterizada pela destruição de paredes alveolares, aumento dos espaços aéreos distais ao bronquíolo terminal e perda do recuo elástico do pulmão associado ou não ao acumulo de colágeno. As causas dessa enfermidade são associadas ao tabagismo e exposição a poluentes ambientais. A terapia disponível atualmente para enfisema baseia-se no uso de broncodilatadores inalatórios de longa duração, associado a um corticoide a depender da gravidade. Apesar do tratamento melhorar a qualidade de vida dos pacientes, não evita a progressão da doença, sendo necessário buscar por terapias mais eficazes. Obtivemos resultados promissores quanto ao uso do extrato de A. colubrina no tratamento do enfisema pulmonar. Durante os experimentos, observamos redução significativa da inflamação neutrofílica nos pulmões de ratos tratados com extrato, demonstrando suas propriedades anti-inflamatórias. O extrato também exibiu atividade antioxidante, com a diminuição do estresse oxidativo nos pulmões dos animais tratados. A análise dos níveis de citocinas pró-inflamatórias, como TNFα, IL-1β e IL-6, revelou resultados positivos, onde extrato de A. colubrina suprimiu sua produção, o que é fundamental na redução da inflamação crônica nos pulmões e para evitar o remodelamento tecidual. Outro aspecto importante observado foi a redução no dano alveolar dos animais tratados com o extrato. Os alvéolos são estruturas cruciais para as trocas gasosas, e sua destruição é uma característica do enfisema. O fato do extrato de A. colubrina ser capaz de preservar a integridade dos alvéolos é um achado encorajador, uma vez que o dano pulmonar, quando instalado, não pode ser revertido. Além disso, identificamos a presença de compostos fenólicos e taninos hidrolisáveis como os derivados do ácido gálico e ácido elágico, no extrato de A. colubrina. Essas substâncias são conhecidas por possuírem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o que explica em parte os efeitos benéficos do extrato observados. Embora esses resultados sejam promissores, é importante destacar a necessidade de mais pesquisas para compreender completamente os mecanismos envolvidos no efeito terapêutico do extrato de A. colubrina. Em resumo, os resultados deste estudo destacam o potencial do extrato etanólico das cascas de Anadenanthera colubrina como uma abordagem terapêutica complementar no tratamento do enfisema pulmonar. Suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e capacidade de evitar danos às estruturas alveolares oferecem uma perspectiva promissora para a utilização desta planta medicinal para o desenvolvimento de terapias para o manejo de doenças pulmonares crônicas como o enfisema.

Externo ao Programa - 2714919 - DANIEL DIAS RUFINO ARCANJO
Externo ao Programa - 1167750 - FERNANDO AECIO DE AMORIM CARVALHO
Presidente - 2246074 - FRANCISCO DE ASSIS OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 03/10/2023 09:39