Banca de QUALIFICAÇÃO: ENAYDE FERNANDES SILVA DIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ENAYDE FERNANDES SILVA DIAS
DATA: 17/07/2024
LOCAL: CCE/PPGED/ Hibrído
TÍTULO: O EDURURAL E A REDE ESCOLAR MUNICIPAL DE 1° GRAU NO PIAUÍ (1981-1987)
PALAVRAS-CHAVES: Escolas de 1° grau, Edurural, História da Educação Rural, Piauí.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação

A ênfase dada à Educação Rural no final dos anos 1970, por conta dos Planos Setoriais de Educação e Cultura, levou à construção de uma política voltada para a Educação Rural (Brasil, 1980). Neste contexto, nasceu o Programa de Expansão e Melhoria da Educação no Meio Rural do Nordeste (Edurural/NE). Esta pesquisa tem como objetivo central investigar as contribuições do Programa de Expansão e Melhoria da Educação no Meio Rural do Nordeste (Edurural/NE) na organização da rede escolar municipal de 1° grau rural no Piauí entre 1981 e 1987. Os objetivos específicos são: contextualizar o rural e o ensino rural no Piauí entre 1981 e 1987; identificar as ações do Edurural para a escola municipal de 1° grau rural no Piauí; e discutir os efeitos do Edurural nas ações dos municípios no tocante ao ensino de 1° grau rural no Piauí no período de 1981 a 1987. Segundo Queiroz (1997), o Piauí era considerado um dos estados menos desenvolvidos do Nordeste em termos educacionais, foi o segundo maior beneficiado em número de municípios atendidos pelo programa. Nesse contexto, a pesquisa busca responder à seguinte questão: quais foram as contribuições do Edurural na organização da rede de ensino municipal rural no Piauí durante o período de 1981 a 1987? Acredita-se que o programa induziu à organização dos OMEs, responsáveis pela administração da rede de ensino de 1º grau na zona rural municipal; além de incidir no processo de constituição de uma rede física escolar, bem como na distribuição de merenda escolar e no treinamento de professores. A justificativa para esta pesquisa reside na premissa de que o Edurural desempenhou um papel fundamental na indução da organização dos Órgãos Municipais de Educação (OMEs), responsáveis pela administração do ensino de 1º grau na zona rural. O recorte temporal da pesquisa abrange de 1981, ano de implantação do projeto no Piauí, até 1987, quando as ações do programa foram encerradas no estado. Metodologicamente, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa, focando no significado atribuído a um determinado contexto social e humano. A pesquisa qualitativa realizada através da abordagem da História Cultural (Chartier, 2010) entende que as estruturas do mundo social são historicamente produzidas por práticas articuladas (políticas, sociais e discursivas). Trabalhamos ainda com os seguintes conceitos: representação (Chartier, 2010) e materialidade (Magalhães, 2004). No corpus documental encontramos, dentre outros: legislação, mensagens governamentais, relatórios do MEC e da Secretaria de Estado da Educação, manuais do Edurural, cartilhas e livros financiados pelo Programa, além de notícias de jornais e fotografias. O aporte teórico consiste nos estudos de Barretto (1983), Cavalcante (1995), Chartier (1990; 2009), Queiroz (1997), Gonçalves (2015), Souza (2001), dentre outros. Alguns dos resultados encontrados até o momento permitem afirmar que o Edurural contribuiu na transferência da responsabilidade pelas escolas rurais de 1º grau do Estado para o município ao possibilitar o treinamento de pessoal, armazenamento de material escolar e elaboração de material didático, em articulação, especialmente no que diz respeito a controle e fiscalização, do poder público estadual.

Presidente - 1168265 - ANTONIO DE PADUA CARVALHO LOPES
Interno - 3285792 - JANE BEZERRA DE SOUSA
Interno - 423549 - LUIS CARLOS SALES
Interno - 2534413 - MARLI CLEMENTINO GONCALVES