Banca de QUALIFICAÇÃO: GISLENE DANIELLE DE CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GISLENE DANIELLE DE CARVALHO
DATA: 04/07/2024
LOCAL: Sala de defesa do PPGEd
TÍTULO: ENTRE AULAS, TEXTOS E PERFORMANCES MUSICAIS: Produções do Maestro Emmanuel Coêlho Maciel no Piauí (1976 – 2015)
PALAVRAS-CHAVES: A presente pesquisa tem como objetivo investigar a trajetória de Emmanuel Coêlho Maciel no Piauí, destacando suas produções intelectuais, pedagógicas e artísticas para compreender
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação

A presente pesquisa tem como objetivo investigar a trajetória de Emmanuel Coêlho Maciel no Piauí, destacando suas produções intelectuais, pedagógicas e artísticas para compreender sua atuação na educação musical e na cultura local. Busca-se responder como Emmanuel Coêlho Maciel se tornou conhecido e qual foi o papel de suas produções intelectuais, pedagógicas e artísticas na educação musical e na cultura do estado. A investigação examina a integração, promovida por Emmanuel, de técnicas eruditas com o folclore brasileiro no ensino do violino e do canto coral, além de sua atuação como professor universitário, músico e regente de grupos musicais. O recorte temporal abrange o período de 1976 a 2015, correspondendo ao tempo em que residiu e atuou no estado até seu falecimento. A metodologia utilizada inclui pesquisa documental e análise de fontes orais, com entrevistas semiestruturadas com familiares, colegas de trabalho e músicos que conviveram com Emmanuel, além da análise de documentos pessoais, publicações e registros audiovisuais. O estudo apoia-se nos fundamentos da História Cultural de Peter Burke (2005) e Roger Chartier (2002); na teoria e metodologia da história de José D’Assunção Barros (2021); na História da Educação de António Nóvoa (1999, 2013); na Micro-História e Paradigma Indiciário de Carlo Ginzburg (1989, 2006); na História Oral de Paul Thompson (2009) e Verena Alberti (2008); na Memória e Narrativa de Paul Ricœur (2007) e Le Goff (2003); nos estudos sobre Intelectuais de Antônio Gramsci (1982), Sérgio Miceli (2001) e Jean-François Sirinelli (2003); e nos conceitos de trajetória, ilusão biográfica, capital social, cultural e poder simbólico de Pierre Bourdieu (2006, 2007a, 2007b). Defende-se a tese de que, por meio de sua produção intelectual, artística e pedagógica, Emmanuel Coêlho Maciel mobilizou-se como professor, maestro, compositor, pesquisador, escritor e instrumentista na busca pelo aprimoramento da educação musical no estado do Piauí. Os resultados parciais indicam que Emmanuel teve uma atuação comprometida com o desenvolvimento musical de seus alunos e manteve-se alerta para incitar o poder público e as instituições de educação musical com as quais trabalhou, a assumirem sua responsabilidade diante de tal tarefa.

Presidente - 1221347 - EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI
Interno - 3285792 - JANE BEZERRA DE SOUSA
Interno - 3220637 - ANTONIA DALVA FRANCA CARVALHO
Interno - 6422726 - MARIA DO AMPARO BORGES FERRO