Este trabalho tem como objeto de estudo os processos educativos desenvolvidos no movimento popular, OPA. Definimos como objetivo geral compreender os processos educativos que permeiam a luta por moradia no âmbito do movimento Organização Popular, partindo do seguinte questionamento: De que forma se desenvolvem os processos educativos na luta por moradia em Teresina? Nas práticas dos movimentos populares podemos observar em diversos momentos o caráter educativo, sendo esse responsável pela formação, que é de suma importância no desenvolvimento da luta. Nessa perspectiva elencamos como objetivos específicos: entender a origem e o contexto atual da luta por moradia; conhecer o processo de resistência e seu potencial educativo na luta por moradia construído pela OPA; apresentar as contribuições e os limites dos processos educativos para a formação humana no contexto da luta por moradia em Teresina por meio da OPA. A fundamentação teórico-metodológica está ancorada nos pressupostos do Materialismo Histórico-Dialético, sobretudo nas contribuições de Marx e Engels (2004), Lukács (2018), Mészaros (2008), dentre outros. Como instrumento de construção dos dados utilizaremos a entrevista semiestruturada e a análise documental que terá como foco os relatórios de reuniões, imagens e diários de bordo. Por meio desses, buscaremos realizar uma análise crítica, apontando as contradições presentes nas práticas desenvolvidas e suas contribuições para formação dos indivíduos inseridos no processo. Nossa discussão aborda elementos referentes à luta por moradia, a formação humana a partir dos movimentos populares e, por fim, as práticas da OPA em Teresina. Podemos afirmar que nosso interesse pelo tema se dá pela necessidade de garantia de moradia e também pelo que representa o processo de resistência, que vai contra o sistema capitalista, pois possibilita práticas e ações conscientes no sentido da construção de uma nova sociedade. Da mesma forma, o tema carrega contribuições para a Organização popular-OPA, visto que os processos educativos numa perspectiva revolucionária precisam ter claros seus propósitos, além de analisar e avaliar seus possíveis erros e acertos, dando maior qualidade e clareza ao trabalho desenvolvido no sentido de uma educação de caráter emancipatório.