A dissertação de mestrado aborda a trajetória do educador musical maestro Luiz Santos no estado do Piauí, destacando seu papel como militar e professor de música. Utilizando uma abordagem histórica, o estudo explora suas práticas educativas e o repertório empregado nas escolas e bandas em que atuou. A fundamentação teórica é embasada nos princípios da nova História cultural, com referências a pensadores como Le Goff (1998; 2003), Burke (1997), Halbwachs (1990), Catroga (2001) e Chartier (1990). A pesquisa se apoia em diversas fontes, incluindo a obra "Memória Piauiense", uma fonte biográfica que resgata a memória do maestro. Além disso, são utilizadas outras fontes escritas e iconográficas encontradas em acervos públicos e pessoais. A dissertação incorpora depoimentos de professores contemporâneos, militares e ex-alunos do maestro para enriquecer a compreensão de sua influência e legado.O recorte temporal da pesquisa abrange o período desde a formação do maestro como professor nos anos 1940 até sua saída da banda de José de Freitas nos anos 90. No entanto, a análise da trajetória do pesquisado incorpora recuos e avanços temporais, proporcionando uma compreensão mais profunda e contextualizada do contexto histórico em que ele atuou. Os resultados da pesquisa oferecem uma visão abrangente da contribuição do maestro Luiz Santos para a educação musical no estado do Piauí, destacando sua influência militar, seu papel como educador e a diversidade de suas práticas e repertórios ao longo das décadas.