Formação Continuada do Professor de Ciências Naturais e seus Reflexos na Prática Docente
Formação continuada de professores. Ensino de Ciências Naturais. Práticas docentes.
O objetivo do presente estudo é verificar em que aspectos a formação continuada oferecida pelo Centro de Formação Prof. Odilon Nunes aos professores de Ciências Naturais, no período de 2010 a 2012, possibilitou transformações na prática docente. Especificamente, pretendemos contextualizar o ensino e a formação de professores de Ciências Naturais para os anos finais do Ensino Fundamental; caracterizar a Formação Continuada de Professores de Ciências Naturais disponibilizada pelo Centro de Formação Prof. Odilon Nunes; e identificar os reflexos da formação continuada na prática docente em Ciências Naturais. Para a construção dos pressupostos teóricos que dão sustentação a este estudo, contamos com as contribuições de teóricos que discutem a formação inicial e continuada de professores, entre eles: Brito (2005), Imbernón (2006, 2010), Krasilchik (2000), Libâneo (1998, 2000, 2012), Liberali (2008), Mendes Sobrinho (1998, 2002, 2006), Menezes (1996), Moreira (2002), Nóvoa (1991, 1995), Pedroso (1998), Pimenta (2002), Schön (1995, 2000), Soares (2010) e Tardif (2002); além de autores que investigam as práticas docentes, como Carvalho e Gil-Pérez (2011), Delizoicov, Angoti e Pernambuco (2009), Freire (2006), Mendes Sobrinho (2011), Perrenoud (2002), Rodrigues (2007), Souza (2009) e Veiga (2004, 2007). Utilizaremos também como aporte teórico, os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 e as Diretrizes Curriculares do município de Teresina, que direcionam a educação teresinense. No campo metodológico, trata-se de uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo. Os sujeitos e o contexto do estudo compreenderão dez professores de Ciências Naturais que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental, em escolas públicas da rede municipal de ensino de Teresina-PI e que tenham participado no período de 2010 a 2012 das atividades de Formação Continuada oferecidas pelo Centro de Formação Prof. Odilon Nunes. Os dados da pesquisa serão produzidos a partir da aplicação de questionário misto, a fim de identificar o perfil acadêmico-profissional dos sujeitos; e pela realização de entrevista semiestruturada, visando coletar dados acerca da formação inicial, procedimentos de ensino, recursos didáticos e caracterização da formação continuada em foco. A análise dos dados consistirá em descrever e interpretar o conteúdo dos questionários e entrevistas realizados, considerando três categorias de análise: Formação Inicial do professor de Ciências Naturais, Formação Continuada do professor de Ciências Naturais e Prática docente e o ensino de Ciências Naturais. O presente trabalho mostra-se relevante por buscar evidenciar os anseios dos partícipes no que tange à formação continuada de professores. Ademais, os resultados obtidos fortalecerão a discussão acerca da temática, podendo acarretar melhorias na formação de professores no Centro de Formação em foco.