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Banca de DEFESA: ROSIMAR DA SILVA FEITOSA SOARES COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSIMAR DA SILVA FEITOSA SOARES COSTA
DATA: 21/08/2015
HORA: 09:00
LOCAL: Salda de defesa do PPGED
TÍTULO:

Alfabetização de crianças do e no campo em classes multisseriadas: registros sobre práticas


PALAVRAS-CHAVES:

Educação do campo. Alfabetização. Classe multisseriada. Prática docente



PÁGINAS: 112
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

 

 

 

O presente estudo tem como objetivo principal investigar que alfabetização acontece no âmbito da educação do campo, em classes multisseriadas. Ao longo dessa pesquisa foi possível conhecer e analisar metodologias e práticas de alfabetização vivenciadas no cotidiano das classes multisseriadas existentes na zona rural de Teresina, bem como os prejuízos provocados na vida das crianças durante seu processo de escolarização quando esta aprendizagem não ocorre. Para alcançar os objetivos propostos para essa pesquisa, foi investigado o seguinte problema: Que práticas de alfabetização acontece nas classes multisseriadas, no contexto da educação do campo? E para orientar o estudo em foco foram propostas as seguintes questões norteadoras: Quais concepções de leitura e de escrita fundamentam as práticas de alfabetização em classes multisseriadas, nas escolas do campo? Como os professores do campo trabalham o ciclo de alfabetização nas classes multisseriadas? Como o contexto do campo é explorado na sala de aula no processo de alfabetização?Qual a formação necessária aos alfabetizadores que atuam no campo em escolas multisseriadas? Os estudos realizados fundamentam-se em Molina (2002), Ghedin(2012), Freire (1979, 1996, 2012), Freitas (2010), Vygotsky (1988), Hage (2005), Caldart (2002), Arroyo (2010,2012), Soares(2010), Ferreiro (1995, 2001), Wanderley (2000) as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e demais legislações que dispõe sobre a Educação do Campo, dentre outros. Para alcançar os objetivos propostos, foi realizado um estudo teórico aprofundado sobre educação do campo no que se refere aos princípios e  concepções que devem nortear  o desenvolvimento das práticas pedagógicas em relação processos de alfabetização nas turmas multisseriadas, seguido de uma investigação empírica, com objetivo de confrontar a teoria e a prática, a partir da análise do conteúdo registrado nas narrativas das professoras partícipes da pesquisa. A pesquisa narrativa foi utilizada como meio de conhecer as práticas pedagógicas desenvolvidas no cotidiano das escolas cujos instrumentos de coleta de dados foram as cartas pedagógicas. Para traçar o processo de análise e interpretação dos dados a partir dos registros e das observações embasa-se em Moreira (2006) e nos pressupostos teóricos que fundamentam a análise de conteúdoapresentado por Bardin (2010). O resultado desta pesquisa deverá subsidiar o repensar das práticas pedagógicas desenvolvidas nas classes multisseriadas, bem como na definição de políticas públicas de atendimento aos povos do campo em especial às classes multisseriadas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Externo à Instituição - GEORGYANNA ANDRÉA SILVA MORAIS - UEMA
Externo à Instituição - RAIMUNDO NONATO MOURA OLIVEIRA - UEMA
Notícia cadastrada em: 10/08/2015 15:25
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