O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E AS APRENDIZAGENS DOCENTES DE PROFESSORES SUPERVISORES
Estágio Supervisionado. Aprendizagens Docentes. Professor supervisor. Experiência supervisiva. Narrativas.
Pensar a formação de professores, na atualidade, requer considerar um contexto social que passa por incessantes transformações no que se refere aos valores morais, à tecnologia, às concepções de sociedade, cultura, escola e, ainda, às relações intra e interpessoais. O viés formativo do professor precisa rumar a ações que visem à reflexão crítica e a construção do conhecimento sobre o ensino, alicerçada na ‘teorização prática’. Por este termo, admitimos a aprendizagem da teoria na e pela prática, por parte do professor, através de processos investigativos, da participação efetiva em situações típicas da docência, da disponibilidade de se reconhecer em constante formação e da autopermissão de aprender sempre. Focalizamos, nesse contexto, o olhar para a ação formativa do estágio supervisionado, notadamente um espaço fecundo de aprendizagens para o futuro professor, tomando-o, entretanto, como possibilidade de aprendizagens docentes para os professores supervisores, a partir da experiência vivida por estes com os alunos-estagiários. O estudo foi orientado pelo seguinte problema de pesquisa: De que forma a experiência supervisiva no estágio se constitui em fonte de aprendizagem docente para o professor supervisor? No intuito de responder ao problema que se interpõe, estabelecemos o seguinte objetivo geral: Investigar a experiência supervisiva no estágio supervisionado como fonte de aprendizagem docente para o professor supervisor. De forma específica, os objetivos determinados foram: a) Caracterizar o percurso formativo do professor supervisor de estágio; b) Distinguir as aprendizagens docentes produzidas pelo professor supervisor em sua experiência profissional; c) Descrever a experiência supervisiva como fonte de aprendizagem docente do professor supervisor; d) Analisar ressignificações na prática do professor supervisor a partir das reflexões empreendidas e aprendizagens construídas na experiência supervisiva. Estabelecemos um diálogo teórico com Alarcão (1996; 2010); Benjamin (1994); Dewey (2007); Freire (1996); Garcia (1992); Lima (2012); Nóvoa (1992); Pérez Gómes (1992); Pimenta e Lima (2011); Zeichner (1992), entre outros. Adotamos o método autobiográfico e a pesquisa narrativa, por meio do memorial e das rodas de conversa, como técnica de produção dos dados. Os interlocutores foram quatro professores de uma escola da rede estadual que receberam alunos do IFPI para a vivência do estágio supervisionado. A análise dos dados foi a partir do método de análise de conteúdo das narrativas, proposta por Poirier, Clapier-Valladon e Raybaut (1999). Da análise, desprendemos quatro eixos temáticos, cada um contendo dois indicadores: 1) Professor supervisor e seu trajeto formativo; 2) Aprendizagens docentes produzidas na experiência profissional; 3) A experiência supervisiva como fonte de aprendizagem docente; e 4) A supervisão de estágio como experiência de reflexão e redirecionamento da prática. O estudo aponta que o estágio supervisionado permite ao professor supervisor refletir sobre sua prática, admitindo-a como objeto de análise, desconstruir certezas, reavaliar e ressignificar suas ações a partir da experiência supervisiva. Além disso, a pesquisa narrativa se delineou como importante estratégia de investigação da realidade, formação e autoformação para os interlocutores do estudo.