O DIAGNÓSTICO E A ESCOLA: OS SENTIDOS SUBJETIVOS EM PAIS DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Sentidos Subjetivos. Diagnóstico. Pais. Transtorno do Espectro Autista. Escolarização.
Esta pesquisa tem por objetivo de investigar os sentidos subjetivos constituídos pelos pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) acerca do diagnóstico e como impactam no processo de escolarização dessas crianças. Para tanto, se faz necessário identificar quais os sentidos subjetivos constituídos pelos pais acerca do diagnóstico de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) incluídos, bem como analisar o impacto do diagnóstico do aluno com Transtorno do Espectro Autista na subjetividade dos seus pais, e conhecer, na perspectiva dos pais, as implicações do diagnóstico para o processo de escolarização da criança. Os principais autores que possibilitaram o diálogo a partir de seus trabalhos foram Moysés e Collares (1992; 1994), Orrú (2010; 2012; 2013), Raad e Tunes (2011; 2006), Tunes (2002; 2003; 2010), Mitjáns Martinez (2005; 2008; 2009; 2014), Anache (2005), Silva (2015), Semensato e Bosa (2014), dentre outros. O desenvolvimento desta pesquisa terá como base teórica e metodológica a Epistemologia Qualitativa de González Rey (1997; 1998). Os instrumentos utilizados para construção das informações serão o completamento de frases, entrevistas semiestruturadas e as dinâmicas conversacionais. No que se refere a análise de dados esta será empreendida a partir do método construtivo- interpretativo, conforme proposta desse mesmo autor. A pesquisa será realizada com os pais de alunos com TEA que estão matriculados e frequentando o ensino regular da Rede Municipal na cidade de Teresina-PI.