OS SABERES E FAZERES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PEDAGOGO GESTOR: desafios para a construção da gestão democrática na escola pública
Gestão Escolar. Saberes. Fazeres. Formação. Gestão Democrática.
Esta pesquisa realizada coadunada à linha de pesquisa Ensino, Formação de Professores e Prática Pedagógica do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí , tem como objetivo compreender como a relação entre os saberes e fazeres do Pedagogo Gestor contribui ou não para a construção da gestão democrática na escola pública da rede municipal da cidade de Teresina- PI. Assumimos como método de investigação a Etnografia (ANGROSINO, 2009; FRITZEN, 2012; MALINOWSKI, 1984) tendo como base a Etnometodologia (GARFINKEL, 2006; COULON, 1995; MACEDO, 2010; HERITAGE, 1999) enquanto teoria do social. Trata-se de uma pesquisa qualitativa (FLICK, 2009; CALEFFE E MOREIRA, 2006; OLIVEIRA, 2012) que tem como instrumentos de coleta de dados a observação participante (ANGROSINO, 2009; VIANNA, 2003), entrevistas narrativas (BENJANIM, 1994; JOSSO, 2004; JOVCHELOVITH E BAUER, 2010; WELLER, 2009) e o diário de campo (BODGAN E BIKLEN, 1994; ZABALZA, 2004), elementos essenciais para o trabalho de campo etnográfico a partir da implicação no contexto refletido pela cultura das escolas. Buscamos evidenciar as especificidades das formas de empreender a gestão em duas instituições da rede pública municipal de ensino da cidade de Teresina – PI tendo como participantes as duas Pedagogas gestoras que atuam nas respectivas instituições. A partir dos estudos realizados sobre evolução, formação e construção da gestão escolar e da cultura organizacional das escolas buscamos escutar as trajetórias de formação das participantes a fim de compreender como os saberes construídos por elas contribuíram ou não para a operacionalização dos fazeres da gestão escolar.