SIGNIFICADOS E SENTIDOS DE ENSINAR ARTES VISUAIS:
Prática docente na educação profissional técnica de nível médio
Significado e Sentido. Ensino de Artes Visuais. Prática Docente. Pesquisa Colaborativa.
O ensino de Artes Visuais na Educação Profissional Técnico de Nível Médio no Brasil, desde sua implantação, em 1809, caracteriza-se pela predominância das práticas tradicional e tecnicista, contribuindo para a formação de licenciados e bacharéis como meros técnicos reprodutores de práticas. As práticas docentes realizadas neste âmbito contribuem para a persistência deste panorama, uma vez que são predominantemente tradicionais, ou seja, servem como instrumento de medição da capacidade dos alunos de reproduzir o conteúdo transmitido pelos professores. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo investigar a relação dos significados e sentidos de ensinar Artes Visuais com as práticas docentes produzidas pelos professores da educação profissional técnica de nível médio no contexto de escolas particulares em Parnaíba-PI, colaborando para a produção de Significados e Sentidos sobre práticas docentes ético-afetiva. Especificamente, objetiva caracterizar as práticas produzidas pelos professores na educação profissional técnica de nível médio em contexto escolar; identificar os Significados e os Sentidos de ensinar Artes Visuais que os professores relacionam com suas práticas docentes na educação profissional técnica de nível médio em contexto escolar e analisar os Significados e os Sentidos de ensinar Artes Visuais na educação profissional técnica de nível médio no desenvolvimento das práticas docentes. Para alcançar os objetivos, adota como base teórico-metodológica o Materialismo Histórico Dialético, fundamentado em Marx e Engels (2002); a Abordagem Sócio-Histórica, pautada em Vigotski (2004, 2009), e a Pesquisa Colaborativa, embasada em Magalhães (2002), Liberali (2012), Ibiapina (2008, 2014), Spinoza (2013), entre outros. Utiliza como procedimentos metodológicos: Encontro Colaborativo, Observação Colaborativa e Messenger. A análise é baseada nos estudos de Bakhtin (2011) e tem como foco a Análise dos enunciados e enunciações. Utiliza o discurso como dispositivo teórico. O estudo vislumbra a possibilidade de realização de Prática Docente Ético-afetiva pelos professores de Artes Visuais, por meio da Observação Colaborativa realizada em contexto colaborativo. Significados compartilhados e Sentidos serão negociados acerca do tema em questão, possibilitando a expansão de conhecimentos para o aprimoramento ou para a realização de práticas docentes ético-afetivas e, assim, possibilitar a transformação do contexto em que atuam as partícipes.