Significados e sentidos de docência na educação superior: o desenvolvimento de práticas docentes em contexto colaborativo
Significado e sentido. Necessidades. Colaboração.
Este trabalho aborda a docência na educação superior no IFMA, campus Caxias (MA) e surgiu da necessidade de compreendermos o problema: Qual a relação das necessidades formativas para o desenvolvimento de práticas docentes com os significados e sentidos de docência produzidos por professores da educação superior? Dessa forma, o objetivo geral é investigar a relação, constituída em colaboração, das necessidades formativas com os significados e sentidos de docência produzidos por professores da educação superior para o desenvolvimento de práticas docentes. E especificamente, caracterizar as práticas docentes desenvolvidas pelos professores de licenciatura em Ciências Biológicas no IFMA - campus Caxias, a fim de relacioná-las aos significados e sentidos da docência; identificar, em contextos colaborativos, os significados compartilhados e os sentidos negociados de docência, produzidos pelos professores desta licenciatura; analisar a relação das necessidades formativas dos professores com os significados e sentidos de docência, produzidos pelos professores na perspectiva de colaborar para o desenvolvimento de suas práticas docentes. O estudo adota os princípios do Materialismo Histórico Dialético fundamentado em Marx e Engels (2002); Afanasiev (1968), Vasquez (2007) e a compreensão de significado e sentido com base na abordagem Sócio-Histórica, pautada em Vigotski (2003; 2009), aliados aos da Pesquisa Colaborativa, embasada em Magalhães (2002), Liberali (2010), Ibiapina (2008, 2014), entre outros. Dentre os estudos realizados sobre os significados e os sentidos de docência produzidos historicamente, cita Ibiapina (2007), Altet (2001) e Libâneo (2006). Utiliza como procedimentos metodológicos: entrevistas individuais e coletivas, bem como, as sessões reflexivas. A relevância reside na possibilidade de promover formação continuada crítica em contexto de pesquisa acadêmica, a partir de processo colaborativo, que também é reflexivo e ocorre por meio da adesão voluntaria de docentes do IFMA-Campus Caxias. O objetivo comum dos partícipes é trazer à tona a relação das necessidades formativas com os significados e sentidos de docência, uma vez que a pesquisa sinaliza que quando a formação ocorre em contexto colaborativo promove desenvolvimento de práticas docentes com nível de consciência crítico.