O PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NARRATIVIDADE DE CRIANÇAS
Educação Infantil. Alfabetização. Leitura e Escrita.
A proposta do trabalho fundamenta-se nos pressupostos da Educação Infantil, mais precisamente, focaliza o início da trajetória escolar, voltando-se para questões como habilidades de coordenação motora, de linguagens e socialização intrínsecas a esse processo. Dentre essas questões, discussões e encaminhamentos sobressaem o processo de apropriação da leitura e da escrita na educação infantil. Apresenta como objeto de estudo a construção da alfabetização na educação infantil. Delineia os seguintes objetivos: Analisar as concepções de crianças da educação infantil sobre alfabetização; Identificar as funções da leitura e da escrita na alfabetização de crianças na educação infantil; Caracterizar situações de leitura e escrita vivenciadas pelas crianças na educação infantil; descrever o ambiente alfabetizador construído na educação infantil. Tem como interlocutores 10 (dez) crianças que estão cursando o segundo período da educação infantil, de um C.M.E.I (Centro Municipal de Educação Infantil). Apoia-se na vertente metodológica da pesquisa qualitativa com abordagem narrativa, conforme Brito (2010), Connelly e Clandinin (2004). Apresenta como vertente teórica estudos da educação infantil, alfabetização e infância, em articulação com a narratividade de crianças, dialogando, dentre outros, com os seguintes autores: Oliveira (2011), Vasques (2009), Leite (2008), Moll (2008), Vasconcellos (2005). Emprega para a produção de dados a observação sistemática, fundamentada nos estudos de Gil (2008) e as rodas de conversa, na perspectiva de Brito (2014), Warschauer (1993) e como orientação para analisar os dados segue a técnica da análise de conteúdo, fundamentada em Bardin (2009).