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Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLA DAIANE ALENCAR MENDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLA DAIANE ALENCAR MENDES
DATA: 26/10/2015
HORA: 09:00
LOCAL: Centro de Ciências da Educação/Programa de Pós-Graduação em Educação
TÍTULO:

Ensino de Filosofia para o desenvolvimento do pensar crítico: estudos com crianças no ensino fundamental


PALAVRAS-CHAVES:

Educação. Ensino de Filosofia para criança. Pensar crítico.


PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta pesquisa coloca em realce o ensino de Filosofia como componente disciplinar no ensino fundamental, de modo específico, evidenciamos o interesse pela prática do ensino de filosofia para crianças, o que tem se configurado como uma das temáticas menos trazidas à pauta de discussões no âmbito da educação escolar. O objetivo do presente estudo é analisar a contribuição do ensino de filosofia no desenvolvimento do pensar crítico das crianças no ensino fundamental. Especificamente, procuramos identificar as formas do pensar da criança sobre a realidade e perceber suas atitudes em relação ao senso-comum; observar a capacidade da criança de debater e confrontar ideias; e analisar o pensamento crítico das crianças, observando como elas desenvolvem esse modo de pensar no seu dia-a-dia. O nosso interesse pelo ensino de filosofia para crianças partiu das inquietações decorrente da nossa vivência como Pedagoga, atuando como professora no ensino fundamental e, também, por ser graduada em Filosofia, atuando como professora de Filosofia no ensino médio, ambos na rede estadual de ensino, onde passei a me questionar o porquê das crianças não terem acesso à Filosofia desde as séries iniciais, levando em consideração a importância desta disciplina para o desenvolvimento do pensar das crianças, o que nos levou a elaborar o seguinte problema de pesquisa: De que forma o ensino de filosofia no ensino fundamental contribui para o desenvolvimento do pensar crítico das crianças? Para a construir os pressupostos teóricos que sustentam esta pesquisa, contamos com as contribuições de autores que discutem o ensino de filosofia para crianças, entre eles: Kohan (1999; 2004), Lipman (1995; 1999; 2014), Oliveira (2004), Silveira (2001); além de autores que investigam sobre a construção do pensamento crítico-reflexivo, como Dewey (1959), Lipman (2014), dentre outros. No campo metodológico, baseamo-nos em André e Ludke (1986; 2013), Coulon (1995), Macedo (2000), optando pela etnopesquisa crítica de natureza qualitativa, que tem na etnometodologia sua abordagem teórica, e, na etnografia, o método. Os colaboradores desta pesquisa são 20 (vinte) alunos do 2º ano do ensino fundamental, bem como a professora da referida turma de uma escola particular. Neste estudo utilizamos os seguintes instrumentos e/ou técnicas de obtenção de dados: a observação participante, que tem como recurso o diário de campo, a fim de observar e registrar a prática filosófica dos alunos e da professora da turma; a entrevista aberta, a fim de saber a formação e os conhecimentos filosóficos da professora da turma; e oficina de desenhos e contação de história, com o intuito de identificar o desenvolvimento do pensamento das crianças nas aulas de filosofia. A análise dos dados consiste em descrever e interpretar o conteúdo das observações participantes, da entrevista aberta e das oficinas de desenhos e contação de história, considerando duas categorias de análise: Ensinando Filosofia para Crianças e Desenvolvendo a Habilidade do Pensar. O presente trabalho mostra-se relevante por mostrar o ensino de filosofia como um instrumento de extrema importância para o desenvolvimento do pensar crítico das crianças.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL
Interno - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Interno - 9045235 - NEIDE CAVALCANTE GUEDES
Externo ao Programa - 2184886 - EDNA MARIA MAGALHAES DO NASCIMENTO
Externo ao Programa - 1553983 - HERALDO APARECIDO SILVA
Notícia cadastrada em: 23/10/2015 16:12
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