APRENDIZAGENS DOCENTES DE PROFESSORES SUPERVISORES DE ESTÁGIO:
desvendando horizontes formativos
Estágio Supervisionado. Aprendizagens Docentes. Professor supervisor. Experiência supervisiva. Narrativas.
Pensar a formação de professores, na atualidade, requer considerar um contexto social que passa por incessantes transformações no que se refere aos valores morais, à tecnologia, às concepções de sociedade, à cultura, à escola e, ainda, às relações intra e interpessoais. O viés formativo do professor precisa ir em direção a ações que visem à reflexão crítica e à construção do conhecimento sobre o ensino, alicerçada na ‘teorização prática’. Por este termo, admite-se a aprendizagem da teoria na e pela prática, por parte do professor, através de processos investigativos, da participação efetiva em situações típicas da docência, da disponibilidade de se reconhecer em constante formação e da autopermissão de aprender sempre. Nesse contexto, o olhar se volta para a ação formativa do estágio supervisionado, notadamente um espaço fecundo de aprendizagens para o futuro professor, tomando-o como possibilidade de aprendizagens docentes para os professores supervisores, a partir da experiência vivida por estes com os alunos-estagiários. O estudo adota o método autobiográfico e a pesquisa narrativa, por meio do memorial e das rodas de conversa, como técnicas de produção dos dados e orienta-se pelo seguinte problema de pesquisa: De que forma a experiência supervisiva no estágio se constitui em fonte de aprendizagem docente para o professor supervisor? No intuito de responder ao problema interposto, estabelece o seguinte objetivo geral: Investigar a experiência supervisiva no estágio supervisionado como fonte de aprendizagem docente para o professor supervisor. Em decorrência, determina os seguintes objetivos específicos: a) Caracterizar o percurso formativo do professor supervisor de estágio; b) Identificar as aprendizagens docentes produzidas pelo professor supervisor em sua experiência profissional; c) Descrever a experiência supervisiva como fonte de aprendizagem docente do professor supervisor; d) Analisar ressignificações na prática do professor supervisor a partir das reflexões empreendidas e aprendizagens construídas na experiência supervisiva. Estabelece um diálogo teórico com Alarcão (1996; 2010); Benjamin (1994); Dewey (2007); Freire (1996); García (1992); Lima (2012); Nóvoa (1992); Pérez Gómez (1992); Pimenta e Lima (2011); Zeichner (1992), entre outros. Tem como interlocutores quatro professores de uma escola da rede estadual que recebem alunos do Instituto Federal do Piauí - IFPI para a vivência do estágio supervisionado. A análise de dados desenvolve-se a partir do método de análise de conteúdo das narrativas, proposta por Poirier, Clapier-Valladon e Raybaut (1999), mediante o apoio de quatro eixos temáticos: 1) Professor supervisor e seu trajeto formativo; 2) Aprendizagens docentes produzidas na experiência profissional; 3) A experiência supervisiva como fonte de aprendizagem docente; e 4) A supervisão de estágio como experiência de reflexão e redirecionamento da prática. Aponta, entre suas conclusões, que o estágio supervisionado permite ao professor supervisor refletir sobre sua prática, admitindo-a como objeto de análise, desconstruir certezas que engessam sua ação, reavaliar e ressignificar sua prática a partir da experiência supervisiva. As constatações dão conta ainda que a atuação supervisiva admite o desenvolvimento de aprendizagens que afetam e ampliam as experiências docentes de supervisores, realçando o potencial formativo da supervisão de estágio. Ademais, revelou a pesquisa narrativa como importante estratégia de investigação da realidade, formação e autoformação para os interlocutores do estudo.