A PROFESSORALIDADE NA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR
Educação Infantil. Saberes Docente. Prática pedagógica.
A prática pedagógica constitui-se parte essencial da Educação Infantil, abrangendo um conjunto de ações articuladas, assumidas intencionalmente pelo professor, com base em concepções de sociedade, de educação, de criança, de aprendizagem e de desenvolvimento. Neste sentido, esta pesquisa teve por objetivo geral investigar a construção de saberes para ensinar/aprender na prática pedagógica de professores na Educação Infantil. Para tanto, estabelecemos como objetivos específicos: Identificar os saberes construídos na prática pedagógica de professores da Educação Infantil; Descrever os saberes mobilizados na prática pedagógica da Educação Infantil; Caracterizar as estratégias de ensino para o desenvolvimento psicomotor e cognitivo da criança da Educação Infantil; e Identificar as dificuldades na prática pedagógica na Educação Infantil. Na estruturação teórica, entre os diversos autores que embasaram este trabalho, destacamos Aguiar (2010), Brito (2006), Campos (2012), Gomes (2013), Nóvoa (2009), Souza (2012), Tardif (2012/2014), Oliveira (2012) entre outros que têm dedicado estudos à temática. A pesquisa é de abordagem qualitativa e tem as narrativas como metodologia, e os instrumentos para a produção de dados é o memorial de formação, entrevista narrativa e a roda de conversa. A construção do percurso metodológico está apoiada nas formulações de autores, tais como: Clandinin e Connelly (2000, 2011), Josso (2010), Souza (2006), Flick (2004), Chizzotti (2014), por exemplo. O estudo foi desenvolvido em um centro Municipal de Educação Infantil em Teresina-PI, e teve como interlocutores seis professoras que trabalham com crianças entre 3 a 5 anos de idade. Analisou-se os dados narrativos apoiados na técnica de análise de conteúdo, proposta por Poirier, Clapier-Valladon e Raybaut (1999). Após a análise dos dados, estes foram organizados de acordo com os seguintes eixos: Saberes construídos para ensinar/aprender na Educação Infantil; Prática docente na educação infantil a mobilização de saberes; e Ensinar/Aprender na Educação Infantil. O estudo aponta que os profissionais, desde que em contato com os diferentes saberes sobre a educação podem encontrar instrumentos para se interrogarem e alimentarem suas práticas, confrontá-las e produzir novos saberes pedagógicos. As interlocutoras revelaram, nas narrativas, que a construção dos saberes para ensinar/aprender na educação infantil parte das formações que participam e da necessidade de aprender manifestada pela criança no dia-a-dia da sala de aula.