FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: INTERFACES COM A PRÁTICA DOCENTE
Educação Infantil. Formação continuada. Prática docente.
O presente estudo propõe uma reflexão sobre a formação de professores da educação infantil no processo de formação continuada nessa etapa de ensino. Entendendo que esse processo se caracteriza na busca de uma proposta sólida de formação. A opção por discutir sobre formação partiu da necessidade de compreensão dos saberes e fazeres que os professores na educação infantil utilizam na sua prática docente. Nesse sentido o objeto de estudo é da formação continuada de professores na educação infantil, cujo objetivo geral é: investigar as relações da formação continuada na educação infantil com a prática docente. Para o detalhamento do objetivo geral foram levantadas algumas questões norteadoras: Como é organizada a Proposta de Formação? Quais os princípios que orientam a proposta de Formação? Como os professores relacionam saberes e fazeres na sua prática docente? Para compreensão do estudo foram referenciados autores sobre a educação infantil, tais como: Bassedas (1999), Diretrizes Curriculares do Município de Teresina (2008), Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação Infantil (2010), Hermida (2007) e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1988) e, sobre a formação de professores forma citados: Alarcão (2001), Cunha (2009), Gatti (2013), Gomes (2009), Liberalli (2010) e Nóvoa (2009). A metodologia escolhida para o estudo foi a pesquisa narrativa, com técnica de produção de dados utilizamos o memorial de formação e na entrevista narrativa. Os autores que deram suporte aos procedimentos metodológicos foram: Bauer; Gaskell, (2008), Bertaux ( 2010), Conelly ; Clandinni (1995), Passegi (2008) e Pérez (2003). O estudo teve como cenário 2(dois) Centros Municipais de Educação Infantil e envolveu como interlocutoras 7 (sete) professoras que atuam nessa etapa de ensino. Diante do crescimento da educação infantil entendemos ser necessário discutir a temática da formação continuada, considerando os aspectos relativos à organização curricular, as políticas voltadas para a educação infantil e, principalmente, a formação continuada na condição de processo que possibilita a reflexão sobre o saber e o saber fazer.