RELAÇÕES RACIAIS E PRÁTICA EDUCATIVA: AÇÕES EMANCIPATÓRIAS NUMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE CAXIAS-MA.
Formação, discriminação/preconceito, pratica educativa e emancipação.
O presente estudo investiga a prática educativa de professoras afrodescendentes em sala de aula, cuja análise centra-se em compreender como esta prática se relaciona com suas experiências de alunas. Discute como temáticas centrais a prática educativa, a discriminação/preconceito, a emancipação e a formação fundamentadas nos estudos de Freire, (2006, 2014), Libâneo (2000), Zaballa (1998), Boakari (1994, 2003, 2010, 2013), Adorno (1995), Jaehn (2005) Gomes (2006, 1995, 2010); Giroux; Mclaren(1997),dentre outros. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, do tipo etnográfico, como vertente de investigação, junto a professoras de 1º ao 5º ano que atuam numa escola pública municipal da cidade de Caxias-MA. Para acessar as informações empregamos as técnicas da observação participante, entrevista não estruturada e uso do diário de campo, e para tratamento dos dados utilizamos a análise de conteúdo. As constatações em processo de análise apontam que existe uma disposição das professoras para responderem às situações de discriminação manifestas em momentos pontuais e emergenciais de acordo com o grau de sua ocorrência e consequência física e/ou emocional. Entretanto, por força das práticas tradicionais de ensino e aprendizagem, de um currículo técnico, estas questões não são problematizadas como objeto de conhecimento crítico transformador.