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Banca de DEFESA: LUCIVANDO RIBEIRO MARTINS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIVANDO RIBEIRO MARTINS
DATA: 29/02/2016
HORA: 09:00
LOCAL: SALA DE DEFESA DO PPGED
TÍTULO:

ENTRE OCÓS, TRUQUES E ATRAQUES: a produção de confetos sobre as experiências de educadoras sociais 

Trans do projeto TRANSFORMAÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Pedagogia Trans. Educadoras. Transexuais e Travestis. Gênero. Sociopoética.

 


PÁGINAS: 156
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Sociologia da Educação
RESUMO:

Tomando como disparador a relação entre educação e sexualidade, esta pesquisa direciona-se a analisar o pensamento das educadoras sociais Trans, por meio dos confetos produzidos sobre suas experiências educativas no projeto social TRANSFORMAÇÃO, na cidade de Teresina-PI. Neste sentido, este trabalho deu vazão às seguintes questões que o nortearam: o que se faz problema nas experiências educativas das Trans enquanto educadoras sociais? Quais dispositivos pedagógicos criam as educadoras sociais Trans ao produzirem pensamento sobre suas experiências educativas nos espaços onde atuam? Como possibilitar outras formas de pensar os processos sexopoliticos Trans no encontro com as formar instituídas de sexualidade?  Quais os saberes elaborados pelas Trans sobre suas experiências educativas de educadoras sociais? No processo, estas questões dialogaram com os seguintes autores/as: Foucault(2013; 2010; 1988), Leite Jr. (2008), Bento(2012), Le Goff (2006), Miskolci ( 2012) Delemeau (2009), Kant(1985), Preciado (2011) dentre outros. Fizemos uso do método de pesquisa da sociopoética permeado pelas leituras de Gauthier (2012;2003;1998), Adad (2014) e Petit (2014). Este método norteia-se por cinco princípios, quais sejam: pesquisar entre as pessoas de um grupo; pesquisar com as culturas de resistência, das categorias e dos conceitos que produzem; pesquisar com o corpo todo; pesquisar utilizando técnicas artísticas; importância da responsabilidade ética, noética e espiritual do grupo-pesquisador no momento do processo de pesquisa. Aprodução coletiva de dadosdeu vazão a confetos acerca do tema-gerador: O educar na relação com o gênero. As experiências estéticas deram-se por meio de duas técnicas artísticas:Estandarte do educar na relação com o gênero e o Corpo do Educar na Relação com o gênero.  Após as análises e de posse dos confetoscartografa-se a filosofia do grupo-pesquisador, a linha de pensamento Pedagogia Trans: tipos de educadora,táticas e dispositivos, lugares de atuação. Esta Pedagogia problematiza o educar na relação com o gênero. Esta linha de pensamento se expressa por meio dos seguintes confetos, Educadora corpo trans saia de chita, Educadora trans calçada de sorte,Corpo Educação Travesti, Educar saia de chita para a diversidade na relação de gênero, Educartravesti na relação com o gênero, Educar Dérika calçado de sortena relação com o gênero. Os confetos em questão mostram que as diferenças, as multiciplicidades trabalhadas pelas educadoras Trans em suas práticas problematizam as concepções instituídas de gênero para que se pense em outros formas de existir na educação. E também operam modos de educar que estão ligados às práticas cotidianas das Educadoras Trans frente à heteronormatividade. Portanto, as educadoras sociais Trans e seus saberes e experiências educativas atuam como disparadores/agenciadores que mobilizam pensar outros modos de educar na contemporaneidade ao inserir um aprendizado para/com/pelas diferenças. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1728592 - SHARA JANE HOLANDA COSTA ADAD
Interno - 2173993 - ANA VALERIA MARQUES FORTES LUSTOSA
Interno - 423552 - FRANCIS MUSA BOAKARI
Externo ao Programa - 1167589 - FRANCISCO DE OLIVEIRA BARROS JUNIOR
Externo à Instituição - WANDERSON FLOR DO NASCIMENTO - UnB
Notícia cadastrada em: 27/01/2016 12:51
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