A PRÁTICA DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS NATURAIS E A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO MEDIANDO A APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS
Ensino de Ciências Naturais. Prática do professor de Ciências Naturais. Organização do ensino. Conceitos Científicos.
O pressuposto deste estudo é de que as relações da prática do professor de Ciências Naturais com a organização do ensino produzem possibilidades de apropriação de conceitos científicos. Tem como objetivo geral investigar as relações que se estabelecem da prática do professor de Ciências Naturais com a organização do ensino, mediando possibilidades de apropriação de conceitos científicos. Especificamente, pretende caracterizar a prática do professor de Ciências Naturais nos anos finais do Ensino Fundamental, identificar as necessidades advindas da prática como tomada de consciência para a apropriação de conceitos científicos e analisar as implicações produzidas pela organização do ensino na prática do professor de Ciências Naturais para apropriação de conceitos científicos. Dado seu caráter investigativo formativo, recorre à pesquisa-ação (FRANCO, 2005, 2012; SMITH, 1992), uma vez que a intenção é desenvolver uma investigação-formação, tendo em vista criar possibilidades de reelaborar a prática e as ações de ensino a partir da elevação do nível de consciência. A pesquisa foi realizada em uma escola pública, no período de 2013 a 2016, na cidade de Teresina – PI, desenvolvida com cinco partícipes, professoras de Ciências Naturais dos anos finais do Ensino Fundamental. Este estudo está respaldado nos princípios do Materialismo Histórico Dialético, enquanto método de pesquisa e análise dos dados (MARX; ENGELS, 2007; VIGOTSKI, 2009; KOSIK, 2011; AFANASIEV, 1968). Justifica a escolha do tema, diante da compreensão de que a apropriação de conceitos científicos ocorre de forma desvinculada da experiência imediata, em momentos intencionalmente organizados com o fim explícito de ensinar e aprender. Esse processo acontece de forma mediada por signos e por instrumentos produzidos culturalmente de forma objetivada inerentes à função do professor e da escola. O processo de produção dos dados se deu por meio do questionário semiestruturado, da entrevista narrativa e dos encontros formativos por meio dos quais se desencadearam momentos de discussão do campo teórico, possibilitando uma tomada de consciência das práticas reais. Como suporte para análise dos dados, utiliza a análise do discurso (PONTECORVO, 2005; ORLANDI, 2005), considerando, para isso, o discurso das interlocutoras como realidade material para análise dos enunciados selecionados. Os dados empíricos apontam para elaboração de eixos temáticos que interelacionam o movimento lógico do pensamento, da prática e da organização do ensino como mediadores para apropriação de conceitos. Os resultados analisados apontam para resposta da questão problema. No levantamento dos conhecimentos prévios, bem como nos diversos momentos da pesquisa, foi constatado nos enunciados das partícipes a predominância da prática repetitiva, espontaneísta, limitada ao pragmatismo. A relação entre o lógico, a prática e as ações de ensino revela ser determinante para o tipo de conceito construído, sejam eles espontâneos ou científicos e que a inserção em contextos formativos cria as possibilidades de elevação do nível de consciência das partícipes e, por conseguinte, a reconstrução das práticas e das ações de ensino com vistas à apropriação de conceitos científicos. Na investigação, a tese de que as relações que se estabelecem da prática do professor de Ciências Naturais com a organização do ensino produzem possibilidades de apropriação de conceitos científicos foi confirmada.