EXPERIÊNCIAS DE RACISMO VIVENCIADAS POR TRÊS PROFESSORES AFRODESCENDENTES.
Experiências racistas. Família. Educação escolar. Docência.
RESUMO
O racismo é um problema social caracterizado fundamentalmente pelo sentimento de superioridade de um grupo racial sobre outros. Deve ser combatido constantemente em função das suas consequências como a exclusão social, constrangimento, sentimento de inferioridade e desvalorização do grupo que sofre racismo. No Brasil, os afrodescendentes sofrem racismo, fazendo prevalecer os valores da cultura europeia desde a formação deste país. Atualmente, em muitas situações, ele vem se desenvolvendo de forma velada em função de discursos igualitários e dispositivos legais anti-racistas. Práticas e ideias como a falsa democracia racial e assimilação do branqueamento têm contribuído para os silêncios nos diversos espaços sociais sobre a questão racial em nossa sociedade. Deste modo, é importante adiantar que as motivações básicas para esta pesquisa foram o desenvolvimento do sentimento de pertencimento racial e as experiências de racismo vivenciadas na família. Esta pesquisa tinha como objetivo geral “analisar as experiências de racismo vivenciadas por professores considerados afrodescendentes”. E como objetivos específicos: caracterizar as experiências de racismo no universo social; identificar estas mesmas na família; investigar as experiências de racismo no processo de escolarização e no contexto do trabalho docente; como também, descrever perspectivas de combate ao racismo. Os sujeitos da pesquisa foram três professores graduados, considerados afrodescendentes devido as suas características fenotípicas, que estavam desenvolvendo a docência como concursados em escolas públicas. Foi usada a abordagem qualitativa através das narrativas biográficas, entrevistas semiestruturadas e o diário de campo como instrumentos de pesquisa. Todas as entrevistas foram realizadas no local de trabalho de cada professor. As informações acessadas a partir das entrevistas foram transcritas, organizadas e depois da análise, foram agrupadas por categorias para a realização da interpretação e discussão. A pesquisa e esta dissertação estão fundamentadas em autores tais como: Moura (1988), Boakari (1997, 1999, 2003, 2010), Gomes (1995), Lopes (2007), Schwarcz (1993), Freyre (2000), Fanon (2008), Althusser (1985), Santos; Meneses (2010), Castro; Abramovay (2006), Foucault (2007), Bertaux (2008), Richardson (2012), Moreira; Caleffe (2008), Bogdan; Biklen (1994), Bardin (2001), dentre outros. Teve também, como colaboradores os membros do Núcleo de Estudos Roda Griô-GEAfro:gênero, educação e afrodescendência, do Centro de Ciências da Educação, CCE, da Universidade Federal do Piauí e as/os professoras/es Shara Jane Holanda Costa Adad, Maria do Carmo Alves do Bomfim, Elio Ferreira de Souza, Antônio Francisco Soares, Joaquim Monteiro e Renato José Rodrigues. Os resultados do estudo evidenciaram a existência continuada do racismo em nossa sociedade. O estudo também fornece evidências da necessidade de se dedicar mais esforços explícitos e adotar práticas concretas na sociedade brasileira, especialmente em todos os níveis da educação escolar, para desenvolver ações e atividades anti-racistas, e contra todas as formas de discriminação, desumanização.