Notícias

Banca de DEFESA: JOSE RIBAMAR DE BRITO SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE RIBAMAR DE BRITO SOUSA
DATA: 22/06/2012
HORA: 09:00
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Educação?Auditório do CCE
TÍTULO:

Práticas Avaliativas de elaboração de testes, especialmente de questões dissertativas, utilizadas pelos professores do Curso de Pedagogia da FAP/Teresina e os sentidos enunciados de Enade


PALAVRAS-CHAVES:

Práticas avaliativas. Enade. Sentido e Significado. Colaboração.


PÁGINAS: 135
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
RESUMO:

Este relatório foi construído a partir de estudos desenvolvidos no Mestrado em Educação da Universidade Federal do Estado do Piauí, por meio do projeto: Práticas Avaliativas de elaboração de testes, especialmente de questões dissertativas, utilizadas pelos professores do Curso de Pedagogia da FAP/Teresina:sentidos enunciados de Enade, que  por sua vez, está vinculado ao Núcleo de Pesquisas Formar, que desenvolve trabalhos voltados à formação de professores. Tem o objetivo geral de investigar as práticas avaliativas de elaboração de testes, especialmente de questões dissertativas, utilizadas pelos professores do curso de Pedagogia da FAP/Teresina, relacionando-as com os sentidos de Enade por eles enunciados, como objetivos específicos, caracterizar as práticas avaliativas de elaboração de testes, especialmente de questões dissertativas, utilizadas pelos  professores que atuam no curso de Pedagogia; identificar os sentidos de Enade enunciados pelos professores do curso de Pedagogia e analisar a relação existente entre as práticas avaliativas de elaboração de testes, especialmente de questões dissertativas, utilizadas pelos  professores do curso de Pedagogia e os sentidos de Enade por eles enunciados. Quanto à quantidade de sujeitos, informamos que 2 (dois) professores aderiram à esta investigação a qual foi desenvolvida tendo como opção teórico-metodológica a abordagem Sócio-Histórica de Vygotsky (2004); no que se refere à colaboração, a partir de Ibiapina (2008), Ibiapina e Ferreira (2007), e em relação à reflexão crítica, a partir dos trabalhos de Liberali(2008). Os dados obtidos no campo empírico, foram produzidos a partir da utilização de questionários, coleta de documentos junto à Coordenação do Curso de Pedagogia da FAP/Teresina e entrevistas reflexivas. Subsidiamos a análise dos dados a partir dos estudos de Moretto (2005), Brito (2008), Fernandes (2009), entre outros, quando da discussão sobre práticas avaliativas e dos limites e perspectivas do Enade enquanto instrumento de avaliação externa promovida pelo MEC e Bakhtin (2000) quando de seus estudos sobre tema, significação, enunciado e enunciação. A investigação desenvolvida e aqui relatada nos revelou ser  possível a construção de pesquisas  calcadas na criação de condições para que os sujeitos nela envolvidos possam em contexto colaborativo e por meio da linguagem, pesquisar, discutir e refletir criticamente sobre suas  práticas avaliativas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1167663 - IVANA MARIA LOPES DE MELO IBIAPINA
Interno - 1168265 - ANTONIO DE PADUA CARVALHO LOPES
Interno - 423549 - LUIS CARLOS SALES
Externo à Instituição - DOURIVAN CAMARA SILVA DE JESUS - UFMA
Notícia cadastrada em: 15/06/2012 08:15
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 31/10/2024 23:19