EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS EM TERESINA – PI: A EXPERIÊNCIA DA CASA DE ZABELÊ.
Educação Profissional. Raízes Culturais. Juventude. Casa de Zabelê.
No presente estudo, analisamos a Educação Profissional de jovens desenvolvida pela Casa de Zabelê em Teresina-PI. O foco de análise está na compreensão das Raízes Culturais (Indígena, Europeia e Africana) formadoras do povo brasileiro (Brasilidade), como metodologia educacional dos cursos profissionalizantes de Moda e Serigrafia da instituição. Os/as jovens educandos/as encontram-se em situação de vulnerabilidade social, materializada pela violência, pauperização e exclusão social. Com o estudo usando as raízes culturais brasileiras, a instituição objetiva promover Educação Profissional integral e alternativa que intenciona estimular a criatividade, autoestima, cidadania e dedicação aos projetos de vida de cada jovem. A abordagem de pesquisa utilizada foi a qualitativa e o acesso às informações se deu por meio de três estratégias: observação de atividades de culminância de cada raiz cultural, análise de documentos na Casa de Zabelê e entrevista semiestruturada. Contribuíram com a pesquisa três educandas da quinta turma de Moda e Serigrafia e duas educadoras que trabalham com o estudo das raízes culturais. A análise de dados foi fundamentada na vertente materialista histórico-dialética onde a procura de significados, implicações e contextos foram priorizados. Para o embasamento científico, foram utilizadas as contribuições de Pretto (2004), Antunes (2000), Frigotto (2013), Mészaros (2006), Abramo (2005), Gentili (2013), dentre outros/as. Esperamos que, a partir da experiência da Casa de Zabelê, ampliaremos a discussão da Educação Profissional engessada pelas questões capitalista e mercadológica e entender que o aspecto cultural pode se fazer presente nessa modalidade de educação com vistas a promover a cidadania, o respeito à diversidade e a superação de preconceitos e discriminações no ambiente tão hostil que é o mercado de trabalho contemporâneo.