CULTURA PROFISSIONAL E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: OBJETO DE INVESTIGAÇÃO E REFLEXÃO SOBRE PRÁTICA PEDAGÓGICA E SABERES DOCENTES
Cultura Profissional. Formação Continuada. Educação Infantil. Prática Pedagógica. Etnografia.
As novas demandas legais, a exemplo da Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia, entre outras, representam o marco que afirma este curso como lócus para a formação de professores da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. A legislação nacional vigente, neste âmbito, preconiza uma gama de saberes, atitudes e comportamentos que o futuro profissional educador precisa ter para contemplar as dimensões referentes ao desenvolvimento do seu trabalho e estimular a aprendizagem das crianças. Discussões acadêmicas neste âmbito se apresentam como pontos positivos e fortalecedores da formação de professores da Educação Infantil, visto que remetem à formação inicial e à formação continuada, à ampliação de conhecimentos no campo geral, e, em particular, no campo da educação de crianças, sobretudo com a aproximação desses professores ao contexto acadêmico, aspectos que possibilitam a incrementação do trabalho docente, o que configura possibilidades de melhorias qualitativas para o cenário da Educação Infantil e para a construção da cultura profissional docente. Tendo em vista o desenvolvimento de pesquisa contemplando esses aspectos, esta proposta de estudo parte da seguinte questão problema: Que práticas pedagógicas e saberes docentes constituem a cultura profissional e a formação continuada do professor da educação infantil? Subsidiariamente apresenta outros questionamentos norteadores do estudo: Que aspectos do cotidiano escolar caracterizam a cultura profissional do professor da educação infantil?; De que forma a cultura profissional está inter-relacionada à formação continuada do professor?; Como a formação continuada se materializa/apresenta na constituição da cultura profissional?; Como os saberes docentes são construídos e mobilizados no entorno do objeto investigado? Registra como objetivo geral: Investigar as práticas pedagógicas e os saberes docentes que constituem a cultura profissional e a formação continuada do professor da educação infantil da rede municipal de educação de Teresina-PI. E apresenta os seguintes objetivos específicos: descrever a inter-relação cultura profissional/prática pedagógica/formação continuada do professor da educação infantil; caracterizar a cultura profissional e formação continuada do professor da educação infantil; analisar os saberes docentes que integram a cultura profissional e a formação continuada dos professores da educação infantil. Está ancorada no seguinte aporte teórico: Imbernón (2010), Gatti e Barreto (2009), Kuhlmann Jr. (2011), Didonet (2007), Oliveira (2010; 2011), Oliveira e Carlos (2011), Kishimoto (2010), Baptista (2010), Gobbi (2010); Kramer (2005). Possui caráter qualitativo, tendo como caminho metodológico a pesquisa etnográfica, por meio da observação participante e os seguintes instrumentos: entrevistas, cartas etnográficas e registros fotográficos. Para discussão dos dados privilegia análise de conteúdo, fundamentada nos pressupostos teóricos de Bardin (2011), Franco (2008). Os resultados da análise, ainda provisórios, mostram que os projetos de formação continuada ofertados às interlocutoras contribuem de certa maneira para o aprimoramento da prática pedagógica, mesmo que, ainda, se apresentem distantes das reais necessidades formativas das educadoras. Os dados evidenciam também que as professoras participam de outros tipos de formação continuada, muitas vezes utilizando recursos financeiros próprios, para demandarem esse empreendimento que na sua essência caracteriza a cultura profissional docente.