PRÁTICAS AVALIATIVAS DE PROFESSORES COM CRIANÇAS COM SINDROME DE DOWN NOS ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Prática Avaliativa. Síndrome de Down. Inclusão. Professores. Ensino fundamental.
A avaliação tem sido tema recorrente nos estudos em educação, por entender que a forma como vem sendo praticada nas escolas leva a exclusão de alunos que não têm um rendimento satisfatório, pois as práticas avaliativas são direcionadas para notas ou conceitos que comprometem a qualidade do ensino. Nesse contexto, ressalta-se que a situação adquire maior complexidade quando se considera os alunos público alvo da educação especial, em particular aqueles que apresentam síndrome de Down. Por essa razão, faz-se necessária avaliação que atenda o aluno nas suas possibilidades e limitações, de forma que o professor possa direcionar sua prática avaliativa para a busca da melhoria da aprendizagem. Esta pesquisa tem por objetivo geralinvestigar a prática avaliativa de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental com crianças com Síndrome de Down.O aporte teórico da pesquisa está estruturadoà luz das concepções de Mendes (2006; 2010; 2015), Mills (1999), Beyer (2005), Hoffmann (2005; 2009), Luckesi (2008), Teixeira e Nunes (2010), Casarin (1999), Voivodic (2004), dentre outros. O estudo é de natureza qualitativa do tipo explicativa. Participarão do estudo 5 (cinco) professoras de escolas públicas da rede municipal de Teresina – PI. Os instrumentos que serão utilizados na pesquisasão o roteiro de entrevista semiestruturada e o roteiro de observação. As análises das informações serão feitas a partir da análise de conteúdo de Bardin (2004).