AS PRÁTICAS DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA COM ALUNOS SURDOS NO ENSINO BÁSICO: UMA PESQUISA AÇÃO
Surdos. Língua Portuguesa. Prática docente. Estratégias de ensino
Este trabalho trata de uma investigação acerca da prática docente de professores de alunos surdos na disciplina de Língua Portuguesa, em escolas públicas denominadas inclusivas, uma vez que as escolas exclusivas para surdos já utilizam recursos diferenciados, porém ainda são instituições que não fazem parte do ensino regular, e ensinam a Língua Portuguesa dissociada do contexto escolar. Além disso, embora os surdos estejam vivenciando um momento de inclusão na educação, ainda não têm à sua disposição estratégias facilitadoras do aprendizado da língua portuguesa. Tem-se como objetivo principal investigar como se dão as práticas docentes de professores de alunos surdos com relação à Língua Portuguesa, uma vez que os alunos surdos são estrangeiros em sala de aula. Decidiu-se por uma pesquisa, de cunho qualitativo a ser realizada em três escolas da rede estadual de ensino, na cidade de Teresina-PI, no período de novembro de 2015 a dezembro de 2016, com um universo de 06 (seis) professoras de Língua Portuguesa, que aceitaram participar desta pesquisa. A Análise de Conteúdo, segundo Bardin, serviu como método de análise das categorias determinadas a priori, a partir das entrevistas iniciais com as professoras. Utilizar-se-á, ainda, oficinas a fim de apresentar às professoras participantes as novas estratégias voltadas ao ensino de língua estrangeira.