SABERES CONSTRUÍDOS E MOBILIZADOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Saberes docentes. Construção e Mobilização. Práticas pedagógicas.
O presente texto é resultado das investigações norteadas pela pesquisa de Mestrado intitulada de Saberes construídos e mobilizados na prática pedagógica do professor nos anos iniciais do ensino fundamental, a qual partiu do questionamento inicial sobre quais os saberes construídos e mobilizados na prática pedagógica de professores do 1º ao 5º anos no ensino fundamental. Com a problematização proposta, delineamos como objetivo geral da pesquisa investigar como se configura a mobilização de saberes na prática pedagógica de professores nos anos iniciais do ensino fundamental, que visa salientar como os saberes estão presentes nas práticas pedagógicas, fazendo-se necessárias ao docente à medida que possibilitam uma melhor compreensão sobre suas ações e seu fazer docente. Para tanto, procuramos orientações nas contribuições de Freire (1996), Gauthier et al. (2013), Nóvoa (1992), Perrenoud (1993), Pimenta (1997), Tardif (2002,2014), Imbernón, (2010), Franco (2012), Josso (2012), Sousa (2006) entre outros autores que discutem o tema. A pesquisa terá como abordagem metodológica a narrativa, tendo como instrumentais da pesquisa o questionário, para levantamento de perfil dos participantes e o diário, onde contamos com a escrita dos dez professores colaboradores da pesquisa. Discorremos sobre os achados da investigação, trazendo uma reflexão sobre o ato pedagógico, nos quais são alicerçados a prática pedagógica e os saberes docentes dos professores do ensino fundamental, sinalizando a necessidade de pensar a prática como momento de diálogo entre o conhecimento teórico e as vivências práticas do professor, valorizando o seu papel como transformador de suas ações didáticas.