Esta tese de doutoramento tem como objeto de estudo as significações constituídos por professores do Ensino Médio acerca da atividade de ensino aprendizagem de alunos com necessidades educativas especiais-NEEs na escola regular. Embasada na tese de que os professores que têm alunos da educação especial em sala de aula comum, ao realizarem formação contínua em educação especial e inclusiva tem possibilidades de reflexão e construção de novos significados e sentidos sobre sua atividade de ensino aprendizagem para educação de alunos com NEEs. A pesquisa é de natureza crítica e tem como objetivos compreender os significados que os professores atribuem à educação especial na perspectiva da educação inclusiva; Especificar o que os professores compreendem por atividade de ensino aprendizagem; Interpretar o que os professores compreendem por atividade de ensino aprendizagem de alunos da educação especial em sala de aula comum; Analisar as motivações do professor para desenvolver a atividade de ensino aprendizagem diante do contexto da educação inclusiva. Participou da pesquisa uma professora com formação em História e que têm alunos da educação especial em sala de aula do Ensino Médio. As técnicas e os instrumentos metodológicos a serem utilizadas foram a entrevista narrativa e a entrevista reflexiva. A base teórico-metodológica de sustentação desta tese é o Materialismo Histórico Dialético e a Psicologia Sócio-Histórica. As análises desvelaram que a participante da pesquisa ao significar que “Meu mundo caiu”, desprende que superou os sentimentos de angústias ao descobrir alunos com NEEs em sala de aula e se propôs a transformação e ampliação de sua atividade profissional para o ensino aprendizagem destes alunos, quando realizou formação contínua para profissionalizar-se e nesta refletir criticamente sobre sua atividade profissional e propõem alternativas para ensinar os alunos com NEEs em sala regular, propiciando a sua inclusão escolar.