Notícias

Banca de DEFESA: MARCIA RAIKA E SILVA LIMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCIA RAIKA E SILVA LIMA
DATA: 20/12/2016
HORA: 14:30
LOCAL: Sala de Defesa do PPGEd
TÍTULO: MEU MUNDO CAIU! AS SIGNIFICAÇÕES DE UMA PROFESSORA DE ENSINO MÉDIO SOBRE A ATIVIDADE DE ENSINO APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
PALAVRAS-CHAVES: Formação contínua. Significado e Sentido. Educação Especial. Educação Inclusiva.
PÁGINAS: 250
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Teorias da Instrução
RESUMO:

Esta tese de doutoramento tem como objeto de estudo as significações constituídos por professores do Ensino Médio acerca da atividade de ensino aprendizagem de alunos com necessidades educativas especiais-NEEs na escola regular. Embasada na tese de que os professores que têm alunos da educação especial em sala de aula comum, ao realizarem formação contínua em educação especial e inclusiva tem possibilidades de reflexão e construção de novos significados e sentidos sobre sua atividade de ensino aprendizagem para educação de alunos com NEEs. A pesquisa é de natureza crítica e tem como objetivos compreender os significados que os professores atribuem à educação especial na perspectiva da educação inclusiva; Especificar o que os professores compreendem por atividade de ensino aprendizagem; Interpretar o que os professores compreendem por atividade de ensino aprendizagem de alunos da educação especial em sala de aula comum; Analisar as motivações do professor para desenvolver a atividade de ensino aprendizagem diante do contexto da educação inclusiva. Participou da pesquisa uma professora com formação em História e que têm alunos da educação especial em sala de aula do Ensino Médio. As técnicas e os instrumentos metodológicos a serem utilizadas foram a entrevista narrativa e a entrevista reflexiva. A base teórico-metodológica de sustentação desta tese é o Materialismo Histórico Dialético e a Psicologia Sócio-Histórica. As análises desvelaram que a participante da pesquisa ao significar que “Meu mundo caiu”, desprende que superou os sentimentos de angústias ao descobrir alunos com NEEs em sala de aula e se propôs a transformação e ampliação de sua atividade profissional para o ensino aprendizagem destes alunos, quando realizou formação contínua para profissionalizar-se e nesta refletir criticamente sobre sua atividade profissional e propõem alternativas para ensinar os alunos com NEEs em sala regular, propiciando a sua inclusão escolar.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1167681 - MARIA VILANI COSME DE CARVALHO
Interno - 079.552.668-70 - RAQUEL ANTONIO ALFREDO - PUC - SP
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 2173993 - ANA VALERIA MARQUES FORTES LUSTOSA
Externo à Instituição - MARIA DE JESUS QUEIROZ ALENCAR - UESPI
Externo à Instituição - JÚLIO RIBEIRO SOARES - UERN
Externo à Instituição - WANDA MARIA JUNQUEIRA DE AGUIAR - PUC - SP
Notícia cadastrada em: 01/11/2016 11:05
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 31/10/2024 23:20