O presente estudo apresenta uma pesquisa sobre Prática docente exitosa na Educação profissional, saber técnico e saber pedagógico em um Colégio Técnico da Rede Federal de ensino. Vincula-se à Linha de Pesquisa: Ensino, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação e ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de profissionais da Educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O interesse partiu da inquietação da pesquisadora enquanto pedagoga do lócus investigado, emergindo a questão/problema que norteou o estudo: Como o saber técnico e o saber pedagógico articulados contribuem para uma prática docente exitosa no contexto semântico da Educação Profissional, no curso técnico em Agropecuária? Essa questão deu origem ao objetivo geral: Analisar o saber técnico e o pedagógico, dos professores do Curso Técnico em Agropecuária visando à compreensão de prática docente exitosa na educação profissional. De forma mais específica buscou-se: Identificar as interfaces entre o saber técnico e o saber pedagógico; Compreender como se constitui praticas docente exitosa no Curso Técnico em Agropecuária e Refletir o contexto semântico da Educação Profissional no espaço do Curso Técnico em Agropecuária como indicativo de aprendizagem do jovem estudante. Está embasada metodologicamente na abordagem qualitativa do tipo Estudo de Caso. A opção pela abordagem qualitativa justifica-se porque se aplica ao objeto de estudo, visto que possibilita uma visão sistêmica, dos sujeitos implicados no processo. Fundamenta-se em: Azzi (2002), Azeredo (2010), Batistolli (2010), Branco (2010), Brasil (1909, 1946, 2004, 2007, 2012, 2013, 2014 e 2016), Cavalcante (2009), Gaskell (2002), Imbernón (2010), Lopes (2007), Minayo (1994), Moura (2003, 2012 e 2016), Nascimento (2007), Oliveira (2007), Otranto (2010), entre outros. O estudo tem como principal instrumento de coleta de dados a entrevista narrativa, segundo Bogdan e Bliklen (1994) e Flick (2009). Os dados empíricos foram organizados em categorias com base em Bardin (2011) e analisados à luz da análise do discurso, segundo Orlandi (2012 e 2015), Brandão (2004) dentre outros. Os resultados revelam que a prática docente exitosa no contexto semântico da Educação Profissional desenvolve-se em espaço favorável com instrumentos diversificados, ocasionando a unidade teoria-prática, despertando o interesse e a participação dos estudantes no curso investigado. Conclui-se então, que a prática aliada à teoria em contexto semântico favorável contribui para a realização de práticas docentes exitosas e consequentemente para a permanência e a aprendizagem dos estudantes no Curso Técnico em Agropecuária.