Práticas educativas para a prevenção primária ao uso de drogas com crianças e adolescentes do Parque Eliane em Teresina/PI.
Prevenção às drogas, Crianças e Adolescentes, Cidadania, Políticas Públicas.
Nesta dissertação, foi trabalhada a prevenção às drogas junto a crianças e adolescentes do Parque Eliana, zona sul de Teresina. Na infância e adolescência - fases iniciais da vida humana- a educação, indubitavelmente é a ferramenta imprescindível para a conscientização da importância de se adotar um estilo de vida saudável. Nesta capital, não diferente do restante do Brasil, diariamente, toma espaço nos noticiários, a questão do uso de drogas e seus efeitos para o usuário e para a sociedade. A maioria das abordagens sobre essa questão emprega o caráter repressivo do problema, fazendo alusão às ações policiais, visto que apesar da mudança de paradigma, em curso, que dá a essa questão uma conotação de um problema social, (portanto não apenas de segurança, de saúde, de educação etc.) ainda é muito forte a policialização e a judicialização do fenômeno. Em razão do exposto, este texto aborda a prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas entre crianças e adolescentes, da Casa de Arte e Cultura do bairro Parque Eliana, partindo de suas próprias vivências e experiências, objetivando contribuir para a redução dos fatores de risco, bem como o fortalecimento das práticas de proteção dos sujeitos pesquisados, no que tange essa problemática: o uso indevido de sustâncias psicotrópicas. Como suporte teórico para auxiliar a reflexão sobre os dados empíricos, estabeleceu-se um diálogo com os seguintes autores(as), entre outros(as): Abramovay (2003), Adad (2011), Barbier (2002), Bomfim (2006), Caccia-Bava (2006), Diógenes (1998), Jares (2002), Matos (2008), Melucci (1997;2005), Morin (2000), Thiollent (2007), Waiselfisz (2011). Do ponto de vista metodológico, nesta pesquisa de natureza qualitativa, tipo pesquisa-ação, foram desenvolvidas atividades de cunho educacional e lúdicas (oficinas, passeios, bate-papos, brincadeiras etc) em vários cenários urbanos (Cavalaria da PMPI, Parque Zoobotânico, Theatro 4 de Setembro, Parque Lagoas do Norte, Parque Encontro dos Rios e Casa de Artes e Culturas) que ensejaram a expressão das subjetividades individuais e coletivas, possibilitando a participação efetiva dos sujeitos envolvidos e, neste sentido, colaborando para o exercício da cidadania plena dos referidos partícipes. Destaca-se como mais relevante resultado desta pesquisa, ‘a auscultação das vozes das crianças e adolescentes e a valorização de sua capacidade de criação’ como o exercício do direito à participação citadina e planetária necessários a uma vida digna, direitos ainda hoje bastante negligenciados, tanto nas políticas públicas como nas práticas sociais.