O presente trabalho é o resultado de uma investigação com jovens africanos imigrantes inseridos no âmbito do ensino superior luso-brasileiro. Tem como objetivo: Analisar as Práticas Educativas de docentes do Ensino Superior com Jovens Africanos em processos migratórios enquanto estudantes de cursos de Graduação e Pós-Graduação na Universidade Federal do Piauí/Brasil e Universidade do Minho/Portugal. Para o efeito, utilizou-se como metodologia a pesquisa qualitativa, o método Estudo de Caso comparado, por se considerar o mais adequado ao objeto de estudo. No que se refere às técnicas de recolha de dados, optou-se por utilizar como principal técnica a entrevista semiestruturada, além disso, as percepções da investigadora foram narradas no Diário de Campo. Para a análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo, construindo categorias e subcategorias a partir de unidades de registro selecionadas, ancorados na ênfase de Bardin (1979). Na discussão teórica é elaborada uma reflexão em torno de algumas problemáticas norteadoras envolvendo as categorias de análise: Juventudes Africana, o fenômeno das Migrações, Práticas Educativas Interculturais. A discussão teórica foi balizada por estudos de autores como: Bomfim (2010), Boakari (2008, 2009), Gusmão (2005), Fanon (2008), Santos (2010), Gomes (2010), Matos (2008, 2011) Machado (2002), Casa-Nova (2007,2009), Stoer (1994), Tardif (2008), Guimarães (2005), Seabra (2008), Abrantes (2010), Pimenta e Anastasiou (2010), dentre outros. Por sua vez, no trabalho empírico busca-se problematizar as significações captadas no discurso dos jovens imigrantes e de docentes do ensino superior nos dois países pesquisados. Importa referir que, após a escuta sensível dos sujeitos entrevistados, defende-se a ideia da implementação de uma educação intercultural que compreenda a especificidade dos jovens africanos enquanto estudantes oferecendo-lhes assim a possibilidade de terminar seu ciclo escolar, de forma digna e eficaz. A proposta também assenta no reconhecimento destes para além da condição de estudantes, de modo a que sejam compreendidas suas identidades, suas representações, anseios e singularidades, concebendo-os como sujeitos sociais capazes de transformar positivamente a realidade na qual estão inseridos. Apesar de vivermos um contexto marcado por mudanças significativas na educação, os resultados da investigação demonstram que as práticas educativas dos professores ainda permanecem arraigadas em um modelo tradicional de ensino. Abordam-se, por fim, as possibilidades e os dilemas na construção de uma prática educativa intercultural, recomendando-se o investimento em formação permanente dos professores enquanto marco normativo das duas instituições pesquisadas