Educação de jovens e adultos: tensões e interações entre o currículo e prática pedagógica
Educação de Jovens e Adultos. Currículo. Proposta Curricular. Prática Pedagógica.
Esta dissertação apresenta o resultado de uma investigação sobre o currículo e a prática pedagógica vivenciada no contexto escolar, referendadas pelas propostas curriculares oficiais na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), objetivando analisar a concepção dos professores sobre o currículo oficial na perspectiva de evidenciar tensões e interação com as práticas pedagógicas desenvolvidas na escola. Para alcançar o objetivo proposto e responder a questão que norteou o estudo: Como a concepção dos professores sobre o currículo oficial da Educação de jovens e Adultos contribui para superação de tensões e consolidação de práticas pedagógicas no contexto escolar? Metodologicamente nos apoiamos nos princípios da pesquisa qualitativa de caráter interpretativo, do tipo descritiva, fundamentada, sobretudo nos pressupostos apresentados por Bortoni-Ricardo (2008), Flick (2009), Gil (1999), González Rey (2010), Oliveira (2007). O corpus desta investigação é constituído por dados produzidos através de questionário, entrevista semi-estruturada e grupo focal realizados com os professores que atuam na EJA, na rede de ensino estadual do Piauí e nos sistemas municipais de ensino de Teresina, Bom Jesus, Floriano e Parnaíba. Esses dados foram organizados em categorias e interpretados com base na técnica da Análise de Discurso, a partir das concepções de Bardin (2009), Fairclough (2008), Focault (2009), Gracia (2004), Maingueneau (1997), May (1993), Nicolaci-da-Costa (2007), Pêcheux (2008). Nossa investigação está fundamentada nas formulações teórico-conceituais que abordam a problemática da EJA na visão de teóricos estudiosos da temática evidenciada como: Arroyo (2001, 2011), Brunel (2004), Di Pierro (2010), Haddad (2003, 2007), Moura (2003, 2006, 2007), Oliveira (2010), Oliveira (2001, 2008), Paiva (2009), dentre outros. Na perspectiva do currículo nos fundamentamos em Apple (1999), Goodson (1995), Macedo (2007, 2011), Moreira e Silva (1999), Pacheco (1996), Sacristán (2000), Silva (2005). A relevância do estudo incide na contribuição para a pesquisa em educação, tendo em vista possibilitar uma análise sobre o currículo praticado e o prescrito no contexto da prática pedagógica. Os resultados analisados evidenciam uma concepção tradicional de currículo, como um conjunto de conteúdos programados e distribuídosem disciplina. Desse modo percebemos que essa concepção de currículo reflete na configuração da prática pedagógica também tradicional, na perspectiva de educação centrada na figura do professor como transmissor do conhecimento. As tensões vivenciadas na prática explicitam angustias, improvisações e inconclusões do trabalho docente. As interações refletem as relações estabelecidas entre professor, aluno e conhecimento como possibilidade de um trabalho participativo e com qualidade. Diante disso, é necessário redimensionar as propostas curriculares existentes no contexto escolar, bem como as práticas pedagógicas desenvolvidas, no sentido de promover discussões coletivas que considere o currículo como fonte de todos os aspectos da realidade escolar, com vistas a alcançar a qualidade no processo ensino aprendizagem, no âmbito da educação de pessoas jovens e adultas.