Apresentamos nesse relatório de pesquisa a intenção de realizar uma análise sobre as significações produzidas por professores da Educação Infantil sobre sua prática pedagógica, destacando a mediação dos conceitos da disciplina Psicologia da Educação. Partimos da seguinte questão de pesquisa: que significações são produzidas pelos professores da Educação Infantil acerca das suas práticas pedagógicas, a partir da mediação dos conceitos da disciplina Psicologia da Educação. Neste estudo, defendemos a tese de que a prática pedagógica do professor da Educação Infantil tem possibilidade de ser mediada pela objetivação dos conceitos da disciplina Psicologia da Educação que foram apropriados durante a formação docente. A possibilidade de objetivação de conceitos no desenvolvimento da prática pedagógica se converte em realidade quando o professor produz significações que orientam a realização da práxis. Para sua comprovação a partir dessa pesquisa, propomos como objetivo geral: analisar as significações produzidas por professores da Educação Infantil sobre sua prática pedagógica, destacando as mediações que possibilitam a objetivação dos conceitos apropriados na disciplina Psicologia da Educação e realização na práxis. Para isto, apresentamos como aporte teórico a Psicologia Sócio-Histórica, destacando categorias como consciência e atividade, sentidos e significados, por entendermos que o sujeito se constitui a partir das relações que estabelece com o meio, sendo ele síntese dessas múltiplas determinações. Nossa pesquisa segue as orientações do método Materialismo Histórico e Dialético, pelo fato de concordarmos com a visão de que o objeto/fenômeno deve ser investigado em sua totalidade, a partir das categorias apropriação e objetivação, historicidade, mediação, possibilidade e realidade e práxis. Para o desenvolvimento da nossa pesquisa, respaldamo-nos, principalmente, em autores como: Marx (1985; 1988; 2004), Vigotski (2004, 2009), Leontiev (1983; 1988; 2004); Afanasiev (1968), Burlatski (1987) entre outros. A pesquisa foi realizada com duas professoras que atuam em escolas da rede pública municipal de Teresina na Educação Infantil, em que utilizamos como instrumentos entrevistas formativas mediadas pelas vivências, que nos possibilitaram realizar a síntese dos processos vivenciados pelas professoras em seus movimentos constitutivos, articulados a compreensão da atividade desenvolvidas por elas. Realizamos a análise das entrevistas com base nos Núcleos de Significação, de Aguiar et all (2015), que subsidiou a compreensão acerca da prática pedagógica das professoras mediada pela disciplina de Psicologia, revelando indicativos de apropriação de conhecimentos da disciplina, embora muitas vezes, as professoras não nomeiem esses conceitos de uma forma direta, revelando, com isso, as contradições presentes na dialética entre objetivação dos conteúdos presentes na prática e o processo formativo. Defendemos que a discussão oportunizada sobre a mediação dos conceitos na prática pedagógica, a partir do referencial teórico metodológico apresentado contribui para a constituição de possibilidades de discussão crítica sobre a unidade formação docente e prática pedagógica e, ainda, para a produção de condições objetivas de transformação da realidade.