Este trabalho discute a construção identitária do bacharel professor de Direito que exerce a docência superior. Estabelece como pressuposto que é no ambiente das práticas na docência, em meio aos processos de interações da profissão, que o bacharel que exerce a docência no ensino superior constrói suas configurações identitárias docentes. Sua questão norteadora consiste em saber: como os bacharéis em Direito constroem suas configurações identitárias docentes? A pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada nos anos de 2015 e 2016 na cidade de Teresina – PI, tendo como partícipes professores de uma instituição de ensino superior privada, que iniciaram a docência no mesmo ano em que a instituição lócus da pesquisa iniciou suas atividades. O referencial teórico utilizado é pautado na abordagem fenomenológica, que busca compreender, de forma intencional, o mundo vivido em que os professores de Direito descrevem suas experiências de tornar-se professor ao longo da carreira docente. Esta pesquisa possibilitou entender o “ser docente” a partir da descrição do ato de ser e de viver nas múltiplas relações estabelecidas pelos indivíduos ao longo da vida profissional. O estudo está fundamentado nas discussões de Berger e Luckman (1976), Bicudo (2011), Dubar (2005), Freire (2010), Giroux (1997, 2003), Kaufmann (2004), Morin (1973, 2003), Morais (2011), Schütze (2010, 2013, 2014), dentre outros. O método de pesquisa foi o biográfico, a partir das contribuições de Connelly e Clandinin (2011), Josso (2002). Para ter acesso às informações, foi utilizada a técnica da entrevista narrativa fundamentada em Schütze (2010, 2013) e Jovchelovitch e Bauer (2015). A análise dos dados foi realizada a partir dos preceitos apresentados por Schütze (2014), Poirrier, Valladon e Raybaut (1999), no intuito de desvelar o objeto de estudo e de construir a elaboração teórica da pesquisa. A análise das entrevistas foi realizada seguindo os seguintes passos: exploração do campo, formulação da questão geradora da narração do partícipe, transcrição da narrativa, análise das informações observando as trajetórias (temporal e causal) das reflexões narradas, agrupamento e comparação de tempo e espaço das narrativas, interpretando-as e escolhendo os momentos importantes para identificação das configurações identitárias docentes dos professores participantes da pesquisa frente ao aporte teórico. O estudo ressalta que os professores constroem suas identidades profissionais docentes nos processos interacionais sociais, pessoal e profissional ao longo da vida e que, em momentos de crise, adaptam-se às situações vividas ou, mesmo em processos criativos, auto-organizam-se em busca de novas formas de construírem-se professores.