O estudo das contradições inerentes à realidade objetiva e, de modo específico, à prática de formação contínua, bem como do seu desvelamento constitui exigência, tendo em vista que se trata de uma investigação científica e obra prática de natureza crítica. Neste sentido, esta pesquisa objetiva investigar, a partir de contexto colaborativo, a relação entre as significações da prática de formação contínua desenvolvida pelos formadores de professores de alfabetização e a explicitação desta como trabalho docente e suas contradições. Para a operacionalização deste intento, o estudo privilegia o Materialismo Histórico Dialético como método para a compreensão do objeto investigado, bem como os princípios da pesquisa colaborativa. Trata-se de uma pesquisa que tem como pressupostos básicos a investigação, a formação e a produção do conhecimento dos atores envolvidos. No intuito de concretizar os objetivos propostos, privilegia a utilização das narrativas de formação, encontros colaborativos e da observação colaborativa para a produção dos dados. A pesquisa envolve a participação de cinco formadores de professores da área de alfabetização que atuam em contexto de formação contínua dos professores do ciclo de alfabetização da Rede Municipal de Ensino de Teresina e de uma graduanda do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal do Piauí. Fundamenta-se nos estudos de Marx (1988), Afanasiev (1968), Vigotski (2000), Rubinstein (1973; 1977), Leontiev (1978; 1998), Sanchez Vázquez (2007), Magalhães (2004) Ibiapina (2011), e outros. Sua relevância se configura na contribuição que pode oferecer para a produção do conhecimento no campo do trabalho docente, especificamente da formação contínua, bem como para a mudança das práticas dos formadores de professores. Os resultados evidenciam que a colaboração aliada à reflexão crítica possibilita aos formadores de professores compreenderem as contradições inerentes às suas práticas, assim como viabilizar a produção de novas significações relativas ao seu modo de pensar e agir ao desenvolver as ações de formação contínua com professores alfabetizadores.