Da aquisição à mobilização de saberes docentes no contexto da educação de jovens e adultos de Caxias – MA
educação de jovens e adultos; formação de professores, saberes docentes.
Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar como os saberes docentes são adquiridos e mobilizados no contexto da EJA de Caxias – MA. Compreendemos que através do mapeamento do perfil profissional e formativo dos professores, da caracterização da prática pedagógica do professor da EJA no que se refere ao seu saber e ao seu fazer docente, da identificação da concepção da EJA dos professores e da análise de como ocorre a produção do saber e do fazer na prática pedagógica do professor da EJA, é possível compreender como os saberes docentes são adquiridos e mobilizados no contexto da prática pedagógica da EJA de Caxias. A fundamentação teórica está embasada nos estudos de autores como: Nóvoa (1992), Perrenoud (1993), Freire (1996), Charlot (1997), Gauthier (1998), Ribeiro (1999), Haddad (2000), Imbernón (2004), Di Piero (2005; 2005), Guarnieri (2005), Alves (2006), Arroyo (2006), Pereira (2006), Soares (2006), Delors (2006), Mendes Sobrinho (2006), Machado (2006), Rummert (2006), Tardif (2007), Moll (2008), Pimenta (2009), Souza (2009), Gadott e Romão (2010). A pesquisa é de natureza qualitativa e descritiva, e utilizamos como instrumentos de coletas de dados a entrevista semiestruturada e o questionário para perfil identitário do professor. Para a análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo. A partir da análise dos dados inferimos que a maioria dos professores que atuam na EJA em Caxias não teve contato ou preparação para atuar na EJA durante a sua formação inicial e que a educação continuada ainda não é uma realidade no município no que se refere ao ente governamental e que poucos professores tiveram a oportunidade de participarem de cursos de capacitação específicos para o exercício da docência na EJA. Percebemos também, que o papel da experiência é tida como a principal fonte de saberes docentes, porém, esses saberes não são socializados, em sua plenitude, entre os docentes que atuam no município, fazendo com que boas práticas, que alcançaram bons resultados, impactem apenas a prática do próprio professor, causando prejuízo à modalidade. Constatamos que a maioria dos docentes que atua na EJA, está ministrando disciplinas de acordo com sua habilitação inicial e área de atuação. Assim, considerando os dados da pesquisa podemos afirmar que a graduação não oportunizou uma formação para a atuação dos docentes na modalidade EJA e que, por não haver um programa de formação continuada que supra a ausência da temática no arcabouço teórico desses docentes, os mesmos adotam à sua experiência como fonte determinante de seus seus saberes.