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Banca de QUALIFICAÇÃO: NATALIA DE ALMEIDA SIMEAO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATALIA DE ALMEIDA SIMEAO
DATA: 30/10/2017
HORA: 08:30
LOCAL: sala de defesa
TÍTULO: CORPOS QUE FALAM, MÃOS QUE CRIAM: O APRENDER LIBRAS PARA JOVENS SURDOS E OUVINTES DO CURSO DE LETRAS LIBRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
PALAVRAS-CHAVES: Aprender. Surdos. Ouvintes. Formação Inicial. Libras. Sociopoética.
PÁGINAS: 94
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial
RESUMO:

O presente trabalho de pesquisa tem como tema Corpos que falam, mãos que criam:  O aprender que surge do encontro entre jovens Surdos e ouvintes do curso de Letras Libras da Universidade Federal do Piauí. A pesquisa foi desenvolvida especificamente nas dependências do curso de Licenciatura Letras Libras do Campus Ministro Petrônio Portela, da Universidade Federal do Piauí, cidade de Teresina. Vale ressaltar que os jovens, copesquisadores deste trabalho, são surdos e ouvintes e estudam juntos no Curso de Licenciatura em Letras Libras na UFPI para se tornarem docentes. Esse fato mostra que no ensino superior, a inclusão desses jovens assinala que, de fato, vivenciamos um momento de renovação. Nesse passo, é preciso dar lugar às novas formas de conhecimento, não apenas da razão ou fruto de teorias sistematizadas e organizadas, e, sim, àquele que é aprendido com o outro, pelo encontro com o outro, a partir da história de vida que ele traz consigo; aquele que não é organizado em linhas e, sim, organiza-se e/ou se desorganiza, em uma constante busca de aprender/conhecer conforme segue a vida, adotando, assim, novas práticas e novos conceitos. Quando os jovens se misturam, produzem conhecimentos e, por conseguinte, transformações. Algumas são visíveis, outras não; algumas são radicais, outras não. Não importa como elas surgem ou se apresentam, o que importa é que por meio dessas transformações surgem outras formas de ver e de entender o mundo e as pessoas, são elas que nos mostram que é preciso viver intensamente a mudança e fugir da mesmice que, muitas vezes, atrasa, aliena e destrói. Por esta questão, o problema de pesquisa traçado para este estudo foi o que os jovens discentes surdos e ouvintes pensam e podem ao aprender no curso de Licenciatura em Letras Libras da Universidade Federal do Piauí? O que me direcionou aos seguintes objetivos: Analisar o que pensam e o que podem os jovens discentes surdos e ouvintes ao aprender juntos no curso de Licenciatura em Letras Libras da Universidade Federal do Piauí; Investigar os conceitos de jovens discentes surdos e ouvintes sobre aprender juntos na Licenciatura em Letras Libras; Identificar as dificuldades dos jovens discentes surdos e ouvintes no aprender juntos na UFPI; Identificar outras formas de pensar mobilizadas por jovens surdos e ouvintes nas experiências do aprender no Curso de Letras Libras da UFPI; Analisar o que pode o corpo jovem com o aprender juntos na UFPI frente ao campo de forças dos problemas do aprender no Curso de Letras Libras na UFPI. A pesquisa foi fundamentada com base nos seguintes aportes teóricos: Adad (2014); Deleuze e Guattari (1996); Foucault (2004); Gauthier (1999); Kastrup (2015); Larrosa e Skliar (2011); L; Perlin (1998); Serres (2001); Strobel (2009), dentre outros e acoplada ao desenvolvimento do método sociopoético, com via à produção artística de confetos (conceitos + afetos) pelos co-pesquisadores. Na sociopoética, na pesquisa produzimos conhecimento coletivamente com instituição do grupo-pesquisador (pesquisador + copesquisadores). Nesta pesquisa, o grupo-pesquisador foi constituído pela pesquisadora e cinco discentes, dentre eles surdos e ouvintes, os quais investidos no papel de co-pesquisadores produziram imagens plásticas e relatos orais, culminando em um processo colaborativo de experiência onde expressaram seus confetos, conceitos permeados por afetos, ou seja, anseios, desejos e emoções em relação ao aprender que acontece na mistura de jovens surdos e ouvintes, concebidos como sujeitos inventivos no ensino superior. 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1728592 - SHARA JANE HOLANDA COSTA ADAD
Interno - 2173993 - ANA VALERIA MARQUES FORTES LUSTOSA
Interno - 423552 - FRANCIS MUSA BOAKARI
Externo ao Programa - 2569846 - MARTA ROCHELLY RIBEIRO GONDINHO
Externo à Instituição - ERICA ATEM GONÇALVES DE ARAÚJO COSTA - UFC
Notícia cadastrada em: 23/10/2017 15:18
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