O presente trabalho de investigação tem como objeto de estudo, a prática pedagógica de professores nos anos iniciais do Ensino Fundamental na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), com base na Andragogia e teoria Experiencial tendo como referência as necessidades formativas do professor e dificuldades de aprendizagem dos estudantes. A partir dessa preocupação, definiu-se o problema de pesquisa: Como a pratica pedagógica de professores, fundamentada nos princípios da andragogia e da teoria experiencial de Kolb, contribui para aprendizagem de pessoas jovens e adultas nos anos iniciais do ensino fundamental? Como objetivo geral, estabeleceu-se: Analisar como a prática pedagógica do professor, a partir dos princípios andragógicos e da teoria experiencial de Kolb, contribui para a aprendizagem de pessoas jovens e adultas, nos anos iniciais do ensino fundamental. Especificamente buscou-se: Identificar as necessidades formativas de professores que atuam na educação de pessoas jovens e adultas, nos anos iniciais do ensino fundamental; Descrever como os professores organizam as situações de aprendizagem na educação de pessoas jovens e adultas; Promover ações de intervenção, relacionadas com as necessidades de aprendizagem; Acompanhar a prática pedagógica na Educação de Jovens e Adultos na perspectiva de sua reelaboração com base na andragogia e na teoria experiencial de Kolb. Trata-se de uma pesquisa-ação colaborativa, fundamentada nos pressupostos teóricos de González Rey (2010), Flick (2009), Oliveira (2007), Kemmis e Wilkinson (1998), Desgagné (2007), Thiollent (2011). O corpus desta investigação é constituído por dados a partir de questionário e encontros formativos por meio dos Ciclos de Estudos Colaborativos (CEC) colaborativos com base organizacional no ciclo de Kolb, realizados com professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental na modalidade de EJA, no município de Teresina-PI. Os dados estão organizados em categorias e interpretados à luz da técnica da Análise de Discurso, a partir das concepções de Bardin (2009), Pêcheux (2008, 2009, 2012), Maingueneau (1997), Fairclough (2008), Orlandi (2003), Gracia (2004). Considerando a importância da formação voltadas para a EJA, bem como a compreensão das estratégias de ensino e aprendizagem a partir da teoria experiencial, nos apoiamos nas formulações teórico-conceituais de Knowles; Holton III; Swanson (2009), Finger; Asún (2003), DeAquino (2007); Kolb (1984, 2014), Freire (1987); Moura (2003, 2015), Baquero (2004), Barcelos (2010), Paiva (2003), entre outros. Os resultados apontam a necessidade de considerarmos a formação continuada e especifica aos professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos, o tipo de estudante, bem como possibilidades de conteúdo e orientações didáticas.