Nesse estudo, aborda-se a educação em saúde na prevenção ao uso de drogas na escola, a formação e prática pedagógica dos profissionais envolvidos nesse processo. Objetivando analisar a influência da formação continuada na prática pedagógica do professor de Educação de Jovens e Adultos (EJA) com vistas à prevenção ao uso de drogas no espaço escolar. No campo metodológico, optou-se pela Pesquisa-ação colaborativa, com abordagem quantitativa/qualitativa, utilizando-se como estratégias de formação o Arco de Maguerez, apoiados na Metodologia da Problematização, tendo como lócus de investigação uma escola da rede pública municipal de Parnaíba-PI, centro de referência em EJA. Participaram do estudo professores e jovens e adultos estudantes. Realizou-se estatística simples, descritiva com uso do IBM® SPSS®, versão 21.0 para tabulação e desenvolvimento de gráficos e tabelas. Para interpretação dos dados produzidos seguimos a linha de pensamento da Análise do Discurso, na perspectiva Foucaultiana. Os resultados quantitativos acerca dos estudantes e professores mostram o perfil, a situação de drogas na escola e as dimensões expressas de fatores de risco e proteção. A análise qualitativa apontou para necessidades formativas que através da formação dos professores colaboradores, levou a prevenção à centralidade como uma prática pedagógica a ser inserida no centro do processo educativo. Isso significa dizer que não são medidas repressivas, e sim ações pedagógicas articuladas aos componentes curriculares e nas questões que implicam toda a rede social que envolve a escola. Frente os resultados, percebe-se a necessidade de uma formação contínua que possibilite os professores desenvolverem em sua prática pedagógica a prevenção ao uso de drogas.