Este trabalho dissertativo versa sobre a pesquisa realizada acerca das contribuições do estágio supervisionado para a construção da profissão docente no contexto do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal Piauí (UFPI). Esta pesquisa está vinculada à linha de pesquisa Ensino, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED), UFPI. A problemática desta investigação surgiu de inquietações da pesquisadora, originadas durante as vivencias no Estágio Supervisionado (ES), como estudante e, posteriormente, como professora do curso de Licenciatura em Artes Visuais. Diante do exposto, partiu-se da seguinte questão-problema: Que contribuições o Estágio Supervisionado (ES) em Artes Visuais da UFPI pode proporcionar para a construção da profissão docente? Em busca de respostas, elencou-se como objetivo geral do estudo, analisar o Estágio Supervisionado em Artes Visuais da UFPI, sob a perspectiva da construção da profissão docente. E como objetivos específicos: caracterizar o ES do curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFPI; identificar o que dizem os docentes-supervisores e os discentes-estagiários, através de narrativas, sobre o ES em Artes Visuais da UFPI; e, compreender como o Estágio Supervisionado contribui para a construção da formação docente em Artes Visuais. Tivemos como aporte teórico sobre o Ensino e Formação de Professores em Artes Visuais: Barbosa (1998, 2002, 2008, 2015a, 2015b), Barbosa e Coutinho (2011), Coêlho, Sampaio e Pedrosa (2015), Coutinho (2002), Frange (2002), Hernández (2007), Oliveira (2005), Pedrosa (2016), Pimentel (2009), dentre outros. Aspectos do Estágio Supervisionado em Artes Visuais estão ancorados em Andrade (2005), Ghedin, Oliveira e Almeida (2015), Lampert (2005), Lima (2012), Pimenta e Lima (2010), Zabala (2014), dentre outros. No campo metodológico, foi realizado um estudo de cunho qualitativo baseado em Moreira e Moreira (2008) e Flick (2009). A coleta de dados teve como principal instrumento, a entrevista narrativa, fundamentada em Flick (2009) e Schültze (2013). Foram oito (8) participantes, sendo dois docentes-supervisores e seis (6) discentes-estagiários, no âmbito do ES do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFPI. A organização dos dados empíricos em categorias e a técnica de Análise do Conteúdo realizaram-se com base em Bardin (2011). O estudo indicou que o estágio supervisionado contribui de forma decisiva para a construção da profissão docente em artes visuais.