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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DO SOCORRO MEIRELES RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DO SOCORRO MEIRELES RODRIGUES
DATA: 23/04/2013
HORA: 14:30
LOCAL: sala 04/PPGED
TÍTULO:

O Ensino Normal e, Parnaíba (1927 – 1982): instituições escolares e formação de professores


PALAVRAS-CHAVES:

História da Educação. Ensino Normal. Instituições Escolares. Parnaíba.


PÁGINAS: 72
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO:

Essa dissertação tem como objetivo geral analisar a constituição do ensino normal na cidade de Parnaíba, Estado do Piauí, como nível educacional formador de professores, no período compreendido entre 1927 e 1982, por meio de memórias de ex-diretores, ex-professores e ex-alunas, documentos existentes nos arquivos das escolas analisadas, arquivo público do estado e documentos particulares. A partir disso emerge a problemática: quais as características do processo de constituição do ensino normal de Parnaíba? O recorte temporal da pesquisa abrange os anos de 1927 a 1982, justificando-se por ter sido no ano de 1927, criada a primeira “Escola Normal de Parnaíba”; e escolheu-se o ano de 1982 para finalizar a pesquisa por ser o momento da implantação do projeto do Centro de Aperfeiçoamento do Magistério - CEFAM em algumas escolas normais. Adotando-se a abordagem historiográfica vinculada à nova história cultural, fundamentou-se principalmente nos autores da nova história cultural: Burke (1992) e Chartier (1990); da história oral: Alberti (2004); da história da educação brasileira: Azevedo (1976) e Lopes e Galvão (2005); do Estudo das Instituições escolares, sua cultura e seu cotidiano: Buffa (2002), Faria Filho (2007), Magalhães (2004), Souza (2007) e Vidal (2005); sobre História e Memória: Le Goff (1990), Halbwachs (1990) e produções historiográficas locais como: Brito (1996), Costa Filho (2006), Duarte Filho (2010), Ferro (1996 e 2010), Lopes (1996, 2001, 2008) Mendes (2001, 2007 e 2010),  Oliveira (1993 e 2011), Queiroz (2008), Silva (1987) e Vieira (2010).  A pesquisa de caráter qualitativa e descritiva utilizou como instrumento para coleta de dados o questionário, a entrevista semi-estruturada e os documentos produzidos nas escolas pesquisadas. Os resultados apontam que a criação das Escolas Normais de Parnaíba foi para os habitantes da cidade um momento diferenciado que muito contribuiu para o crescimento de sua juventude. As modificações na organização curricular e metodológica aplicadas no curso em análise refletiam as transformações vivenciadas pelo estado e município no âmbito político, econômico e social. Observou-se ainda que a história e a memória dessas instituições de ensino que trabalharam com a modalidade “normal” se faz necessária não somente para a reconstituição da história das escolas envolvidas na pesquisa, mas também para o reconhecimento de aspectos da realidade piauiense e parnaibana.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1168265 - ANTONIO DE PADUA CARVALHO LOPES
Interno - 1167663 - IVANA MARIA LOPES DE MELO IBIAPINA
Interno - 1349937 - JOSE AUGUSTO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO
Interno - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Notícia cadastrada em: 04/04/2013 14:34
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