A presente pesquisa trata-se da transcriação da formação inicial dos jovens discentes na relação com a alegria na graduação em Pedagogia da UFPI. Tendo como objetivo geral: analisar como os jovens discentes transcriam a formação inicial potencializados pela alegria de modo a reconhecer e valorizar suas experiências na invenção de si e de mundos na graduação em Pedagogia da Universidade Federal do Piauí. E como objetivos específicos: identificar os conceitos de formação potencializados pela alegria produzidos pelos jovens discentes de Pedagogia da UFPI; identificar os problemas que mobilizam estes jovens na relação com a formação potencializada pela alegria; compreender as marcas, os lugares e experiências que potencializam os jovens discentes ao transcriar a formação inicial em Pedagogia da UFPI; reconhecer e valorizar as experiências consideradas de formação com alegria pelos jovens discentes de Pedagogia da UFPI. A abordagem qualitativa da Sociopoética, fundamentada em Gauthier (1999, 2012), ocorrerá inicialmente com a formação do grupo-pesquisador composto por mim e até 10 jovens discentes que serão convidados a participarem da pesquisa, no momento da negociação. Iniciaremos com a negociação do território da pesquisa, momento em que solicitaremos à coordenação do curso a sua autorização de iniciar a seleção dos alunos e também fazer uso de documentos do curso de pedagogia (pesquisa documental), de modo a adentrar o território da pesquisa, como o curso está organizado institucionalmente na UFPI. Os jovens discentes que farão parte desta pesquisa serão os alunos matriculados no Curso de Pedagogia da UFPI, no Campus Ministro Petrônio Portela, em Teresina-PI. Pretendo realizar esta pesquisa afirmando a potência de agir dos jovens discentes ao transcriar a formação inicial na relação com a alegria na graduação em Pedagogia da UFPI. Para tanto, será importante afirmar o seu pensamento e suas potencialidades na invenção de si e de mundos, ou seja, novos modos de educar, aprender e problematizar a formação.