Os jovens em meio a heteronormatividade é o tema gerador desta pesquisa. O objetivo geral é analisar confetos (conceitos + afetos) produzidos por jovens estudantes do CETI Profa. Maria da Conceição Salomé sobre o ser jovem em meio a heteronormatividade. Os objetivos específicos são: identificar quem são as/os jovens do CETI Profa. Maria da Conceição Salomé ditos por elas/es mesmos; perceber o que estas/es jovens pensam sobre o ser jovem em meio a heteronormatividade; ilustrar os problemas vivenciados por estas/es jovens em meio a heteronormatividade; identificar as estratégias das/os jovens deste espaço escolar frente aos problemas vivenciados em meio a heteronormatividade. A pesquisa utilizou o método da Sociopoética, prática social de construção coletiva do conhecimento, à luz da teoria de Gauthier (1999, 2005, 2012), Adad (2004, 2011, 2014), Petit (2014). A produção de dados da pesquisa ocorreu por meio de oficinas com vivências sociopoéticas a partir de duas técnicas artísticas intituladas – Retalhos do ser jovem em meio a Heteronormatividade e seu desdobramento Estandarte do ser jovem em meio a heteronormatividade. Nessas vivencias foram produzidos dados que mostram a (des)construção de ideias naturalizadas sobre o ser jovem e sua relação com a heteronormatividade, possibilitando, através da criação de confetos, outras formas de pensar esta temática para além do instituído e imposto socialmente.