Estudos acerca da diversidade e diferença na educação têm adquirido maior visibilidade e profundidade no seio do trabalho científico ao colocarem no centro da discussão a prática docente requerida para fazer face à realidade do fenômeno educativo: intermediação pedagógica do cuidar e educar, considerando a diversidade e diferença em suas múltiplas dimensões e relações no âmbito da sala de aula, na educação infantil. Diante desse cenário reflexivo discursivo, propõe como questão-problema: Que práticas docentes são desenvolvidas por professores da educação infantil tendo em vista a diversidade e diferença inerentes ao contexto da sala de aula? Delineia como objetivo geral: analisar práticas docentes desenvolvidas por professores da educação infantil tendo em vista a diversidade e diferença inerentes ao contexto da sala de aula e, como objetivos específicos, define os seguintes: compreender as concepções de professores da educação infantil acerca da diversidade e diferença no contexto da prática docente; identificar a organização da mediação pedagógica considerando a diversidade e diferença que permeiam a sala de aula na educação infantil; descrever a prática docente na educação infantil no que se refere à heterogeneidade na sala de aula. Sua discussão fundamenta-se teoricamente ideias de Angotti (2012), Ariés (1986), Abramowicz, Rodrigues e Cruz (2011), Deleuze (2007), Didonet (2012), Franco (2012), Kramer (2005), Kurlmann Jr. (2001), Oliveira (2010), Pierucci (1999), dentre outros. Tem como proposta metodológica a pesquisa qualitativa de abordagem narrativa, tendo como referencial teórico Souza e Passeggi (2011), Chizzotti (2003), Delory (2012) e outros que empregam o método auto(biográfico), focalizando narrativas de vida de (07) professoras de um Centro Municipal de Educação Infantil, em Teresina-PI, empregando para a produção de dados: a Roda de Conversa, na perspectiva de Warschauer (2004) e Moura e Lima (2014), a Carta Pedagógica considerando as orientações de Freire (2014) e Camini (2012) e a Observação na óptica de Viana (2007) e Gil (2008). Os dados estão sendo analisados com o apoio da técnica de análise de conteúdo, com base em Bardin (2016). As conclusões vêm indicando a necessidade de o professor revelar-se conhecedor, em seus saberes e fazeres, do entendimento da lógica infantil e da infância como construções históricas que precisam ser consideradas, analisadas e intermediadas em suas múltiplas possibilidades e dimensões, tendo em vista o cuidar e o educar no contexto da sala de aula, na educação infantil.