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Banca de QUALIFICAÇÃO: NATHÁLIA DE ALCÂNTARA ARRAIS BELFORT

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATHÁLIA DE ALCÂNTARA ARRAIS BELFORT
DATA: 06/09/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de defesa
TÍTULO: DIVERSIDADE E DIFERENÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CRIANÇAS SÃO TODAS IGUAIS(?)
PALAVRAS-CHAVES: Diversidade e diferença. Educação infantil. Prática docente.
PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Pré-Escolar
RESUMO:

Estudos acerca da diversidade e diferença na educação têm adquirido maior visibilidade e profundidade no seio do trabalho científico ao colocarem no centro da discussão a prática docente requerida para fazer face à realidade do fenômeno educativo: intermediação pedagógica do cuidar e educar, considerando a diversidade e diferença em suas múltiplas dimensões e relações no âmbito da sala de aula, na educação infantil.  Diante desse cenário reflexivo discursivo, propõe como questão-problema: Que práticas docentes são desenvolvidas por professores da educação infantil tendo em vista a diversidade e diferença inerentes ao contexto da sala de aula? Delineia como objetivo geral: analisar práticas docentes desenvolvidas por professores da educação infantil tendo em vista a diversidade e diferença inerentes ao contexto da sala de aula e, como objetivos específicos, define os seguintes: compreender as concepções de professores da educação infantil acerca da diversidade e diferença no contexto da prática docente; identificar a organização da mediação pedagógica considerando a diversidade e diferença que permeiam a sala de aula na educação infantil; descrever a prática docente na educação infantil no que se refere à heterogeneidade na sala de aula. Sua discussão fundamenta-se teoricamente ideias de Angotti (2012), Ariés (1986), Abramowicz, Rodrigues e Cruz (2011), Deleuze (2007), Didonet (2012), Franco (2012), Kramer (2005), Kurlmann Jr. (2001), Oliveira (2010), Pierucci (1999), dentre outros. Tem como proposta metodológica a pesquisa qualitativa de abordagem narrativa, tendo como referencial teórico Souza e Passeggi (2011), Chizzotti (2003), Delory (2012) e outros que empregam o método auto(biográfico), focalizando narrativas de vida de (07) professoras  de um Centro Municipal de Educação Infantil, em Teresina-PI, empregando para a produção de dados: a Roda de Conversa, na perspectiva de Warschauer (2004) e Moura e Lima (2014), a Carta Pedagógica considerando as orientações de Freire (2014) e Camini (2012) e a Observação na óptica de Viana (2007) e Gil (2008). Os dados estão sendo analisados com o apoio da técnica de análise de conteúdo, com base em Bardin (2016). As conclusões vêm indicando a necessidade de o professor revelar-se conhecedor, em seus saberes e fazeres, do entendimento da lógica infantil e da infância como construções históricas que precisam ser consideradas, analisadas e intermediadas em suas múltiplas possibilidades e dimensões, tendo em vista o cuidar e o educar no contexto da sala de aula, na educação infantil.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Externo à Instituição - GEORGYANNA ANDRÉA SILVA MORAIS - UEMA
Externo ao Programa - 097.385.093-00 - IVEUTA DE ABREU LOPES - UESPI
Presidente - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Externo ao Programa - 2498002 - TERESINHA DE JESUS ARAUJO MAGALHAES NOGUEIRA
Notícia cadastrada em: 31/07/2018 19:12
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