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Banca de QUALIFICAÇÃO: KELLY KARINE SOUSA RODRIGUES FIGUEIREDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KELLY KARINE SOUSA RODRIGUES FIGUEIREDO
DATA: 06/09/2018
HORA: 08:30
LOCAL: Sala de defesa
TÍTULO: CONSTITITUIÇÃO DAS APRENDIZAGENS DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL: VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS E ESCRITAS DE SI
PALAVRAS-CHAVES: Educação infantil. Constituição de aprendizagens docentes. Prática pedagógica.
PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Pré-Escolar
RESUMO:

 Discussões referentes às aprendizagens para tornar-se professor têm-se ampliado no seio do trabalho científico, notadamente neste século XXI, colocando o professor e sua formação no centro do debate educativo, focalizando, dentre outras questões pertinentes, sua historicidade formativa, suas aprendizagens para ser professor e saber ensinar e seu exercício profissional docente. O presente estudo tem como objetivo geral analisar, à luz de referencial teórico pertinente e de narrativas de vida do professor da educação infantil, a constituição das aprendizagens que subsidiam a prática pedagógica do professor de educação infantil, no sentido de formar-se e crescer profissionalmente, mediante a premissa de que as aprendizagens de professores não se encerram com o término de um curso, configurando-se movimento contínuo e progressivo no decorrer de sua trajetória de vida, e de forma específica caracterizar as aprendizagens do professor da educação infantil sobre o ensinar nos seus percursos formativos e práticas docentes; compreender as aprendizagens docentes subsidiadas pela prática pedagógica na educação infantil e descrever as fontes de aprendizagens que dão suporte à docência na educação infantil. Mediante esse contexto, para cumprimento desse intento, orienta-se pelas seguintes questões norteadoras: como os professores aprendem para exercitar a prática pedagógica na educação infantil? Quais aprendizagens relativas ao ensinar são constituídas no seu percurso formativo? Que fontes e que saberes subsidiam a docência na educação infantil? Trata-se de pesquisa qualitativa com abordagem narrativa, orientada pelo método auto(biográfico), focalizando narrativas de cinco professoras de um Centro Municipal de Educação Infantil-CMEI, em Teresina-Pi, empregando como mecanismos de produção de dados a entrevista narrativa e o memorial de formação como meios que viabilizam acessar à compreensão do objeto pesquisado e à rememoração de sua história profissional e pessoal, trazendo uma reflexão sobre si, descrevendo os processos constitutivos de aprendizagens docentes em seus percursos formativos e da prática pedagógica na educação infantil. Tem sua fundamentação teórico-metodológica assentada, dentre outros, em Tancredi (2009), Voltarel e Monteiro (2016), García (1999), Reali e Reyes (2009), Mizukami e Reali (2002), Souza (2006), Josso (2002) dentre outros. Suas conclusões vêm apontando, tanto a experiência com a educação infantil, a vivência da prática pedagógica, quanto o compartilhamento de experiências com os pares, como cenários propiciadores da constituição das mencionadas aprendizagens docentes.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Externo à Instituição - GEORGYANNA ANDRÉA SILVA MORAIS - UEMA
Externo ao Programa - 097.385.093-00 - IVEUTA DE ABREU LOPES - UESPI
Presidente - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Externo ao Programa - 2498002 - TERESINHA DE JESUS ARAUJO MAGALHAES NOGUEIRA
Notícia cadastrada em: 31/07/2018 19:20
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