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Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSELIA MARIA PEREIRA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSELIA MARIA PEREIRA DE OLIVEIRA
DATA: 31/08/2018
HORA: 08:00
LOCAL: SALA DE DEFESA
TÍTULO: NENHUM POVO É DONO DE SEU DESTINO SEM ANTES SER DONO DE SUA CULTURA”: SENTIDO E SIGNIFICAO DE PRÁTICA EDUCATIVA AFIRMATIVA PRODUZIDA POR EDUCADORES QUILOMBOLAS
PALAVRAS-CHAVES: Prática educativa afirmativa. Psicologia sócio- histórica. Significação. Desenvolvimento humano.
PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

RESUMO: O ser humano é produto da história social que se consolida a partir das objetivações e apropriações vivenciadas no seu processo de humanização. Esse devir histórico torna-se realidade à medida que os seres humanos vivenciam a educação como processo de afirmação daquilo que lhes é mais essencial para a existência da sua humanidade: a cultura. Partindo dessa realidade, questiona-se: Como se constituem práticas educativas afirmativas da cultura quilombola? Considerando, a partir da Psicologia Sócio-Histórica, que as atividades humanas são sempre significadas e, que, são as significações humanas que revelam as mediações sociais e históricas pelas quais o homem e a realidade se constituem dialeticamente, realiza-se investigação com o objetivo de analisar o processo de constituição de significados e sentidos de educadores que vivenciam práticas educativas afirmativas em comunidades  quilombolas. Especificamente, a investigação objetiva: conhecer os motivos que levam os educadores a realizarem práticas educativas afirmativas em comunidades quilombolas; conhecer os elementos que caracterizam a prática educativa afirmativa da cultura quilombola; apreender as significações produzidas por quilombolas que vivenciam práticas educativas afirmativas. A pesquisa vem sendo realizada em comunidades quilombolas localizadas em municípios do Estado do Maranhão. Esta pesquisa ancora-se nos pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Sócio-Histórica, mais especificamente, nas categorias Atividade, Consciência, Significado e Sentido e Perijivânie,  desenvolvidas por Vigotski (2009, 2004, 2000) e seus seguidores. Tais categorias possibilitam compreender como ocorre o processo de humanização do homem e quais condições favorecem esse desenvolvimento. Com foco na abordagem qualitativa utiliza-se como procedimentos metodológicos: 1- consultas bibliográficas e documentais, observação participante e a técnica de entrevista narrativa com educadores para a produção dos dados empíricos, que servirão de ponto de partida para a compreensão do sujeito constituído a partir de multideterminações; 2- sustentada na dimensão histórica-dialética, para análise dos dados será usada a proposta metodológica de Núcleos de Significação, por permitir ao pesquisador adentrar na investigação para revelar o que não está visível e perceptível, possibilitando a apreensão dos significados e sentidos que determinam socialmente e historicamente o objeto de estudo. Esta pesquisa encontra-se em andamento e cumprimos a primeira fase prevista nos procedimentos metodológicos.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2352093 - ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES
Interno - 3781673 - CRISTIANE DE SOUSA MOURA TEIXEIRA
Interno - 1167681 - MARIA VILANI COSME DE CARVALHO
Externo ao Programa - 3438829 - NEUTON ALVES DE ARAUJO
Externo à Instituição - RAIMUNDO NONATO MOURA OLIVEIRA - UEMA
Notícia cadastrada em: 09/08/2018 10:44
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