Discussões referentes às aprendizagens para tornar-se professor têm-se ampliado no seio do trabalho científico, notadamente neste século XXI, colocando o professor e sua formação no centro do debate educativo, focalizando, dentre outras questões pertinentes, sua historicidade formativa, suas aprendizagens para ser professor e saber ensinar e seu exercício profissional docente. O presente estudo tem como objetivo geral analisar, à luz de referencial teórico pertinente e de narrativas de vida do professor da educação infantil, a constituição das aprendizagens que subsidiam a prática pedagógica do professor de educação infantil, no sentido de formar-se e crescer profissionalmente, mediante a premissa de que as aprendizagens de professores não se encerram com o término de um curso, configurando-se movimento contínuo e progressivo no decorrer de sua trajetória de vida, e de forma específica caracterizar as aprendizagens do professor da educação infantil sobre o ensinar nos seus percursos formativos e práticas docentes; compreender as aprendizagens docentes subsidiadas pela prática pedagógica na educação infantil e descrever as fontes de aprendizagens que dão suporte à docência na educação infantil. Mediante esse contexto, para cumprimento desse intento, orienta-se pelas seguintes questões norteadoras: como os professores aprendem para exercitar a prática pedagógica na educação infantil? Quais aprendizagens relativas ao ensinar são constituídas no seu percurso formativo? Que fontes e que saberes subsidiam a docência na educação infantil? Trata-se de pesquisa qualitativa com abordagem narrativa, orientada pelo método auto(biográfico), focalizando narrativas de cinco professoras de um Centro Municipal de Educação Infantil-CMEI, em Teresina-Pi, empregando como mecanismos de produção de dados a entrevista narrativa e o memorial de formação como meios que viabilizam acessar à compreensão do objeto pesquisado e à rememoração de sua história profissional e pessoal, trazendo uma reflexão sobre si, descrevendo os processos constitutivos de aprendizagens docentes em seus percursos formativos e da prática pedagógica na educação infantil. Tem sua fundamentação teórico-metodológica assentada, dentre outros, em Tancredi (2009), Voltarel e Monteiro (2016), García (1999), Reali e Reyes (2009), Mizukami e Reali (2002), Souza (2006), Josso (2002) dentre outros. Suas conclusões vêm apontando, tanto a experiência com a educação infantil, a vivência da prática pedagógica, quanto o compartilhamento de experiências com os pares, como cenários propiciadores da constituição das mencionadas aprendizagens docentes.